Abec

Abec


     

O ensino da leitura na formação de professores: reflexões sobre as questões de afabetização e letramento no curso de Pedagogia

 LINHA DE PESQUISA: "Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores".

O objetivo da investigação foi identificar as concepções de leitura das alunas do curso de Pedagogia. Mais especificamente, buscou-se estudar as práticas pedagógicas do ensino da leitura no curso de Pedagogia, na formação do professor das séries iniciais do Ensin Fundamental: investigar princípios norteadores que permeiam o ensino da leitura; explorar se o letramento, enquanto perspectiva de superação da mera decodificação, tem ocupado lugar na capacitação pedagógica para o ensino da leitura. Participaram da pesquisa acadêmicas concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, que participaram de entrevistas, questionários e observações, que foram os instrumentos de investigação. Os dados da pesquisa revelaram que o letramento enquanto perspectiva de superação da mera decodoficação e inserção nas práticas sociais de leitura e de escrita, não tem ocupado lugar privilegiado na capacitação pedagógica para o ensino da leitura no curso de Pedagogia. Foi possível observar que a reflexão sobre a própria ação pedagógica nem sempre se faz presente no cotidiano da sal de aula do curso, dificuldando, assim, que a maioria dos docentes e discentes articulem propostas em busca das condições concretas para que a formação do leitor crítico possa se efetivar. As práticas de leitura na sala de aula podem ser desenvolvidas com base na relação dialógica, através da elaboração de questionamentos sobre o texto, descobrindo lacunas a serem preenchidas pelo leitor, refazendo fundamentos teóricos para superar limites do ensino-aprendizagem e reinventar a prórpia prática.

Nome do Autor: Wendell Fiori Faria
Nome do Orientador: Maria Auxiliadora Cavazotti
Instituição: Universidade Tuiuti do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FARIA, Wendell Fiori. O ensino da leitura na formação de professores: reflexões sobre as questões de afabetização e letramento no curso de Pedagogia. 2006. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2006.