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Processo de letramento: uma proposta alternativa de trabalho em sala de aula

Compreendendo-se a amplitude do termo alfabetização, pesquisou-se alguns conceitos, os quais fizeram refletir sobre seu significado, guiando à investigação sobre o letramento, realizando um contraponto entre ambos os termos. O objetivo, além da reflexão sobre os dois tipos de conceitos, foi o de alfabetizar 36 sujeitos, num contexto normal de sala de aula, de uma escola pública estadual da Zona Leste da Grande São Paulo, sem fazer uso das famílias silábicas, nem a distinção das mesmas em simples ou complexas, mas partindo do uso e reconhecimento do alfabeto para a escrita do nome próprio, bem como de textos presentes no cotidiano, enfatizando a correspondência sons/letras. Os resultados obtidos foram animadores, uma vez que ao final de nossa pesquisa, dos 36 sujeitos participantes da pesquisa, 86% escreviam com pouquíssimas dificuldades ortográficas, 11% escreviam silabicamente com valor sonoro e apenas 3%, ainda encontrava-se na fase inicial da escrita, mas trazendo consigo avanços significativos em seu aprendizado geral, um vez que apresentava problemas emocionais e comportamentais. Diante dos resultados obtidos, foi concluido que não só alfabetizamos, mas letramos, uma vez que nesse processo, procurou-se conhecer e unir a bagagem trazida pelos sujeitos, à sistematização do ensino escolar, transformando-as em práticas sociais.

Nome do Autor: Silvia de Toledo Silva
Nome do Orientador: Eliana Vianna Brito
Instituição: Universidade Braz Cubas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2002
Curso: Programa de PG.Semiótica,Tecno. de Infor. Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Silvia de Toledo. Processo de letramento: uma proposta alternativa de trabalho em sala de aula. 2002. Dissertação de Mestrado (Programa de PG.Semiótica,Tecno. de Infor. Educação) - Universidade Braz Cubas, São Paulo, 2002.