Abec
Abec
Desenvolvimento cognitivo e afetivo: implicações no processo de alfabetização e letramento
O estudo procurou refletir como se dá o processo de alfabetização e letramento e as implicações do desenvolvimento cognitivo e afetivo durante esse processo. Sendo orientado metodologicamente pela pesquisa-ação, teve início com a realização de um estudo sobre alfabetização e letramento numa perspectiva sócio-histórica, destacando a influência dos métodos de ensino e da proposta construtivista no âmbito escolar. Procura-se compreender a afetividade e o desenvolvimento da criança à luz das teorias de Henri Wallon. Finaliza-se com a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo, que teve como principal objetivo observar as práticas de alfabetização desenvolvidas e a implicação dos aspectos cognitivos e afetivos para a aquisição da leitura e da escrita. Constatou-se que, embora a escola tenha assumido para si a função de ensinar, ela acaba transmitindo conhecimentos que mais reproduzem os valores sociais impostos do que formando o sujeito com senso crítico. Os alunos são vistos pelos professores como aqueles que nada sabem, precisando ficar em silêncio, sem se mexer, repetindo o que a professora diz. Observou-se que as professoras possem um uma formação precária e que, no trabalho pedagógico, priorizam o aspecto cognitivo. As manifestações afetivas não são consideradas por eles, impedindo que os alunos avancem na aprendizagem, gerando desânimo e desencanto pelo estudo.
Nome do Autor: Maria Christine Berdusco MenezesNome do Orientador: Regina Taan
Instituição: Universidade Estadual de Maringá (PR)
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MENEZES, Maria Christine Berdusco. Desenvolvimento cognitivo e afetivo: implicações no processo de alfabetização e letramento. 2006. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá (PR), Paraná, 2006.