Abec

Abec


     

Temas tranversais e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: para além da transversalidade temática

 LINHA DE PESQUISA:  Linguagem e Educação.

A pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do desenvolvimento de projetos temáticos situados para a construção/ampliação do letramento. Os projetos investigados foram desenvolvidos com alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série), pela própria pesquisadora. Refere-se a dois temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Orientação Sexual e Saúde - e constituem o corpus da pesquisa. Procurou-se investigar a abordagem da língua/linguagem/gênero que circulam nos projetos, considerando, para tanto, as práticas e eventos de letramento, os gêneros que circulam nos projetos e como foram abordados em eventos de leitura, escrita e oralidade. Para finalizar, esabelece alguns critérios a serem considerados para a seleção e a abordagem de gênero no desenvolvimento de projetos temáticos e apresenta caminhos e dificuldades a serem superadas para a implementação das práticas sugeridas.  

Nome do Autor: Jordana Lima de Moura Thadei
Nome do Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: THADEI, Jordana Lima de Moura. Temas tranversais e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: para além da transversalidade temática. 2006. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.