Abec
Abec
Contribuições da aprendizagem para o desenvolvimento psíquico: alfabetização e letramento em foco
Sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa tem por objetivos investigar e analisar os conhecimentos necessários aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental para que os mesmos orientem as atividades pedagógicas voltadas à aprendizagem da linguagem verbal, possibilitando, inclusive, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em especial a memória, a atenção e a percepção. No intuito do atendimento aos objetivos propostos, a pesquisa bibliográfica dedica-se à compreensão da linguagem como principal instrumento mediador no processo de Alfabetização e Letramento escolar e, por isso, elemento de fundamental importância no desenvolvimento psíquico. Identifica o contexto histórico de surgimento e consolidação dos processos de Alfabetização e Letramento no Brasil, como formas de consolidação da aquisição da linguagem escrita na instituição escolar. Explicita, ainda, a relação existente entre aprendizagem e desenvolvimento com vistas à sua influência na formação do pensamento, tomando a linguagem como fator de análise para desencadear experiências de aprendizagem nas quais seja possível ressignificar a apropriação do código escrito.
Nome do Autor: Fabiana Carla ManchiniNome do Orientador: Áurea Maria Paes Leme Goulart
Instituição: Universidade Estadual de Maringá (PR)
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MANCHINI, Fabiana Carla. Contribuições da aprendizagem para o desenvolvimento psíquico: alfabetização e letramento em foco. 2006. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá (PR), Paraná, 2006.