Abec

Abec


     

O conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escrita

Estudo sobre o conhecimento matacognitivo da criança acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, realizado no ano de 2003, na cidade de Curitiba-Pr, com o propósito de verificar as relações existentes entre esse conhecimento e a evolução da criança em seu processo de alfabetização, bem como identificar diferenças entre as concepções de aprendizagem na língua escrita de crianças pertencentes a duas classes sócio-ecônômicas. Os sujeitos são 18 crianças, entre 5 a 6 anos, sendo 10 alunos de uma escola pública da região metropolitana e 8 alunos de uma escola particular do centro da cidade. Houve entrevista no início e no final do ano letivo de 2003 com esses alunos. Relaciona-se o nível de conhecimento metacognitivo revelado pelos sujeitos, com a sua performance no domínio da leitura e da escrita. Comparam-se as concepções acerca da aprendizagem da língua escrita dos alunos das escolas pública e particular. Conclui-se que as crianças que iniciam seu processo de alfabetização já conseguem identificar diversos passos do aprendizado da leitura e da escrita, julgar o grau de dificuldade envolvido na tarefa, reconhecer os objetivos desse aprendizado, citar estratégias facilitadoras da tarefa de aprender ler e escrever e avaliar seu próprio desempenho no processo de alfabetização, e que todas essas capacidades mostram-se ampliadas, ao término do ano escolar.. Os resultados sugerem, que o nível de conhecimento metacognitivo alcançado pela criança está relacionado com a forma como ela se apropria da linguagem escrita, e que ambas habiliddes desenvolvem-se paralelamente, numa relação de reciprocidade.

Palavras-chave: Alfabetização; Metacognição; Concepções Infantis; Classes Sociais.

Nome do Autor: Vera Regina Passos Bosse
Nome do Orientador: Sandra Regina Kirchner Guimarães
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BOSSE, Vera Regina Passos. O conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escrita. 2004. Selecione tipo de trabalho... (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2004.