Abec
Abec
Concepções pedagógicas que configuram a prática docente de professoras alfabetizadoras no 1º ano escolar
O objetivo do estudo é identificar e analisar algumas concepções manifestas pelas professoras alfabetizadoras que configuram suas práticas no trabalho com a alfabetização no 1º ano escolar, aprofundando no conhecimento do que estaria acontecendo no 1º ano do Cilco I. Dados forma coletados por meio de análise de documentos, questionário, entrevistas coletivas e individuais, e análise de registro dos cadernos de alunos, tendo como sujeitos, professoras alfabetizadoras do 1º ano do Ciclo I. Os dados foram agrupados nas seguintes chaves de análise: a) a função da escola e a função docente; b) as concepções manifestas sobre alfabetização e formas de conduzir o processo; c) as concepções relacionadas ao fazer docente: erro/correção, aluno e conteúdo escolar. Ao analisar as referidas chaves, foi possível comprovar a hipótese de que as professoras revelam uma cocepção de alfabetização masi ampliada ao estenderem para os anos seguintes a responsabilidde por tal processo. Ao mesmo tempo, ao ampliarem tal visão, simplificam o trabalho com a alfabetização no 1º ano escolar, reduzindo o grau de exigência com relação à alfabetização dos alunos, o que implica aceitar como alfabetizado, o aluno que apresenta rudimentos de leitura e escrita.
Palavra-chave: Concepções manifestas de professoras; Alfabetização; Ensino Fundamental.
Nome do Autor: Maria Angelica Savian YacovencoNome do Orientador: Maria Regina Guarnieri
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: YACOVENCO, Maria Angelica Savian. Concepções pedagógicas que configuram a prática docente de professoras alfabetizadoras no 1º ano escolar. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2003.