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O processo de aprendizagem da linguagem escrita num contexto rural

O estudo investiga o processo de aprendizagem da linguagem escrita num ambiente rural. O objetivo é revelar, analisar e refletir sobre cinco trajetórias de crianças em processo inicial de aprendizagem da escrita com a implicações de seus contextos sósio-familiar e escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo, enfocando a compreensão do processo mais que o produto, e possibilitou verificar as concepções de linguagem, as atitudes , a utilização e a influência do contexto social nos processos de letramento e alfabetização dos sujeitos. Destacou-se a contradição entre forma e significado no processo de aprendizagem, a dialética das significações necessárias referentes à escrita e a importância de um olhar masi penetrante sobre as relações existentes na sala de aula. Observou-se ainda a diversidade de cada percurso, a forte influência do contexto sósio-familiar no contexto de aprendizagem de sala de aula, bem como a necessidade de mediações adequadas para cada aprendiz e o dever da escola em proporcionar eventos de letramento para um contexto iletrado.

Palavras-chave: Aprendizagem da linguagem escrita; Letramento e alfabetização; Contradições; Diversidade; Processo.

Nome do Autor: Leila Bom Camillo
Nome do Orientador: Hilário Inácio Bohn
Instituição: Universidade Cátolica de Pelotas
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CAMILLO, Leila Bom. O processo de aprendizagem da linguagem escrita num contexto rural. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Cátolica de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2005.