Abec

Abec


     

O (re)conhecimento do professor alfabetizador e os dizeres da prática pedagógica como universo de pesquisa

Este trabalho tem por objetivo a prática pedagógica em seu processo de construção , desconstrução e reconstrução frente a concepção de alfabetização e seus desdobramentos junto a uma turma de primeira série do ensino Fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Salto do Jacuí/RS. Além de potencializar a trajetória de investigação no universo da sala de aula, o estudo objetivou compreender o processo de produção de conhecimento desencadeado a partir da prática da professora-pesquisadora e a sua influência na organização do ensino. A exposição articula-se em torno de três eixos: formação do professor, prática pedagógica e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. As análises apontam que a profissionalização do professor compreende, além dos saberes específicos e psicopedagógicos de sua formação, os saberes da experiência nascidos da prática cotidiana da sala de aula resultantes do movimento constante de reflexão e reconstrução da prática pedagóica.

Palavras-chave: Currículo; Professor-pesquisador; Alfabetização; Ensino-aprendizagem; Prática pedagógica

Nome do Autor: Maristela Schmitt Pinto da Cunha
Nome do Orientador: Adriana Dickel
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CUNHA, Maristela Schmitt Pinto da. O (re)conhecimento do professor alfabetizador e os dizeres da prática pedagógica como universo de pesquisa. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2004.