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Formação de alfabetizadores no Estado de Rondônia: uma contribuição da lingüistíca aplicada ao ensino-aprendizagem de línguas

O estudo tem por escopo oferecer contribuições da Lingüística Apicada ao Ensino-Apresndizagem de Línguas para a formação inicial de professores que irão atuar na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental no estado de Rondônia em consonância com os objetivos da educação nacional. Assim sendo, o estudo parate da hipótese de que as grades curriculares dos cursos de pedagogia do estado de Rondônia, visando à formação de alfabetizadores, não condizem nem com os estudo mais recentes no campo do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e nem com as metas do Estado expressas nos textos legais, para a educação básica de qualidade. A partir dos resultados da pesquisa são apresentados sugestões para uma formação inicial de melhor qualidade para os alfabetizadores, destacando duas  reflexões que não devem deixar de ser consideradas nos cursos de formação inicial desses profissionais, para que eles possam estar preparados para se adaptaem às exigências de uma sociedade caracterizada essencialmente pela mudança.

Palavras-chave: Lingüística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas; Alfabetização; Formação de professores; Grade curricular; Rondônia.  

Nome do Autor: Ângela Maria Liberalquino Ferreira
Nome do Orientador: Myriam Crestian Chaves da Cunha
Instituição: Universidade Federal do Pará
Estado:Pará
Ano Publicação: 2002
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FERREIRA, Ângela Maria Liberalquino. Formação de alfabetizadores no Estado de Rondônia: uma contribuição da lingüistíca aplicada ao ensino-aprendizagem de línguas. 2002. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará, Pará, 2002.