Abec
Abec
A donzela - guerreira: rede intersemiótica serviço do letramento em leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental
O estudo apresenta um momento de experiência profissional voltada ao ensino de crianças e à forrmação de professores no campo da linguagem, centrada na formção de leitores na escola. Seu objetivo é relatar e apresentar reflexões sobre construção de redes intersemióticas em aulas de Língua Portuguesa para crianças nas séries inicias do Ensiso Fundamental, como estratégia para o desenvolvimento qualitativo do letramento em leitura, tanto de criança quanto de seus professores. A experiência foi realizada ao longo de vários anos em estabelecimento privado de ensino, considerado, pela comunidade paulista, como de excelência. As práticas mostraram resultados positivos quanto ao desenvolvimento do pensamento infantil, auxiliando na passagem do pensamento egocêntrico ao descentrado; na organização do pensamento da criança e na sua expressão; na apropriação da criança à literatura, principalmente infantil; no resgate do prazer da leitura e, principalmente, na constituição da criança e do professor como sujeitos.
Palavras-chave: Leitura; Letramento; Literatura infantil; Ensino e aprendizagem.
Nome do Autor: Wilma Maria Sampaio LimaNome do Orientador: Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Wilma Maria Sampaio. A donzela - guerreira: rede intersemiótica serviço do letramento em leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2005.