Abec
Abec
Alfabetização: uma abordagem para a prevenção das dificuldades de aprendizagem
O estudo apresenta uma investigação que tem por objetivo de contribuir para melhoria da qualidade na formação de alunos leitores e escritores, e para discussões sobre o processo de formação inicial e continuada de professores, refletindo a respeito de como ocorre a relação ensino-aprendizagem da escrita na escola, levando em conta as concepções de ensino, de aprendizagem, de língua e de linguagem, de modo a colaborar para a superação do risco de fracasso das crianças que fogem aos padrões "normais, por não se enquadrarem no modelo de aprendizagem da escola e/ou do professor. A discussão dos resultados, dá a entender, que, na grande maioria dos casos, as dificuldades para aprender surgem no contexto escolar, e que dificilmente as causas - tomadas por muitos como obstáculos, como problemas ou como dificuldades - estão nas próprias crianças, como imaginam alguns professores, já que as evidências apontam para as questões de formação inicial e continuada desses professores e da fragmentação do ensino, que impede a contextualização e a conseqüente aprendizagem significativa da língua escrita.
Palavra-chava: Alfabetização; Escrita; Língua materna.
Nome do Autor: Ângela Helena Bona JosefiNome do Orientador: Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Instituição: Universidade Estadual de Maringá (PR)
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JOSEFI, Ângela Helena Bona. Alfabetização: uma abordagem para a prevenção das dificuldades de aprendizagem. 2003. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Maringá (PR), Paraná, 2003.