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Análise de dificuldades de leitura e escrita em alunos repetentes de primeira série do 1º grau.

O objetivo da pesquisa foi o de analisar o desempenho em leitura e escrita de crianças repetentes e de classes especiais, em tarefas que revelassem suas habilidades de análise e síntese de aspectos visuais e auditivos da linguagem, examinados separadamente ou de forma integrada em diferentes tarefas. Foram sujeitos da pesquisa 107 crianças com dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita, na faixa etária de 8 a 12 anos, sorteadas da população de repetentes em classes de 1ª série de escolas de Bauru, SP. Os resultados mostraram que os problemas relativos à discriminação auditiva e visual foram responsáveis por apenas uma pequena parte do insucesso das crianças, cujo problema não é, pois, basicamente discriminativo; a hipótese levantada é a de que o principal problema é que as condições de ensino não levam as crianças à compreensão do que é ler e escrever, porque não tratam a linguagem escrita como um sistema simbólico que transmite significado e incentivam a decifração, e não a compreensão.

Nome do Autor: VALLE, Tânia Gracy Martins do
Nome do Orientador: Maria Cecília Raphael de Góes
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

VALLE, Tânia Gracy Martins do. Análise de dificuldades de leitura e escrita em alunos repetentes de primeira série do 1º grau. São Carlos: PG em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1984. 102p. (Dissertação de Mestrado).