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Gêneros Textuais e Letramento: Uma abordagem sociointeracionista da produção escrita de crianças de 1ª e 2ª série

A diversidade de situações de letramento às quais a criança está sujeita, tanto na escola como fora dela, requer uma metodologia de ensino da escrita que focalize o trabalho com os gêneros textuais. A contribuição de Vygotsky (1984-1987) no que se refere à construção social do conhecimento, bem com os estudos de Bakhtin (1981-1992), Bronckart (1999), Schneuwly (1994-1996) e Dolz (1996) embasaram a concepção de que os gêneros organizam e regulam as formas de atuação no mundo, que são mediadas pela linguagem. Essa abordagem deu a pesquisa respaldo para avaliar o desempenho de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, de escola pública e particular, pertencentes a distintas realidades sócio-econômicas, em atividades de produção textual que se apóiam no trabalho com diferentes gêneros escritos. Com base nesse questionamento geral, procurou-se investigar: os espaços de atuação social realizados através da modalidade escrita e disponibilizados para a criança em seu meio ambiente cultural; os gêneros escritos que estão mais relacionados a sua rotina de atividade social; e a relação entre o ensino de gêneros textuais e o favorecimento na aprendizagem de aspectos lingüísticos e cognitivos específicos a modalidades escritas previstas para crianças desse ciclo. A análise dos 84 textos elaborados pelos 12 alunos, associada aos outros instrumentos de coleta de dados, revela que as crianças compartilham basicamente os mesmos espaços de atuação social que condicionam os usos da escrita em suas vidas. Concluiu-se também que as dificuldades enfrentadas pelo escritor iniciante, reflexo da complexidade inerente ao ato de escrever, podem ser enfrentadas gradualmente, por meio de práticas interativas de linguagem que possibilitem a circulação das variadas representações cognitivas da atividade social.

Palavras-chave: Gêneros textuais; Escrita; Letramento.

Nome do Autor: Regina Celi Mendes Pereira
Nome do Orientador: Abuêndia Padilha Pinto
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PEREIRA, Regina Celi Mendes. Gêneros Textuais e Letramento: Uma abordagem sociointeracionista da produção escrita de crianças de 1ª e 2ª série. 2005. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2005.