Abec

Abec


     

Letramento digital: Um estudo de caso em uma escola municipal de João Pessoa

Esta dissertação tem como tema principal o Letramento Digital, visto pela perspectiva de um estado ou condição dos que se apropriam das novas tecnologias e de suas práticas de leitura e escrita hipertxtuais através da tela. Já o objetivo de análise dentro deste tipo de letramento, será a observação de como está sendo construido este letramento pelos professores de Ensinno Fundamental da Escola Minicipal Durmeval Trigueiro Mendes do município de João Pessoa. Para isso foi feito um estudo de caso dos professores de 1ª a 4ª série, cujo trabalho de cunho descritivo e exploratório procura investigar e perceber os possíveis problemas relacionados ao programa de informática na educação adotado pelo referido município. Para isso o trabalho realiza, primeiramente, um percurso histórico da Informática na Educação buscando suas origens desde uma compreensão macro-estrutural, onde são analisados os modelos adotados em alguns países (EUA; França e Brasil) até chegar na realidade micro-estrutural da cidade de João Pessoa. Depois, reflete, criticamente, sobre as mudanças nos modelos pedagógicos que implicam em alterações nos papéis do professor e do estudante dentro do contexto informacional. Em seguida, perpassa os diversos conceitos (hipertexto, gêneros digitais, alfabetização, etc) relacionados, direta ou indiretamente, ao Letramento digital. Finalmente, realiza um análise dos dados coletados através de entrevistas, observações e do próprio contexto da escola analisada, para gerar hipóteses, reflexões críticas e posiionamento diante do programa de informatizção das escolas do município de João Pessoa.

Palavras-chave: Letramento Digital; Informática na Educação; Paradigma Educacional.

Nome do Autor: Peterson Martins Alves Araújo
Nome do Orientador: Ed Porto Bezerra
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAÚJO, Peterson Martins Alves. Letramento digital: Um estudo de caso em uma escola municipal de João Pessoa. 2006. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2006.