Abec

Abec


     

Formação de professor e PCN: Um olhar sobre a leitura e o material de leitura

Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a leitura que duas professoras alfabetizadoras fazem dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é contribuir para a mudança da representação da professora alfabetizadora que, nos últimos tempos tem sido, de maneira arbitrária, considerada uma profissional pouco competente. Para cumprir nossos objetivos desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de base fortalecedora, cuja principal característica é, conforme sugere o nome, o fortalecimento da comunidade pesquisada. Desenvolvemos, então, um estudo de casos em duas díades de leitura em que uma alfabetizadora e a pesquisadora liam e discutiam os PCN. A seleção desse objeto de leitura atendeu a preferência das professoras que tinham como urgência compreender os Parâmetros. Para analisar os dados, comparamos a leitura dos conceitos da área da linguagem feita pelas professoras com o texto propriamente em que eles foram definidos. Assim, tomamos como objeto de análise tanto as leituras e comentários sobre o texto feitos pelas professoras quanto o próprio texto dos PCN. Os dois objetos de análise nos permitiram comparar os problemas de leitura das professoras aos problemas de textualidade do documento.

Palavras chaves:alfabetizadores,letramentos, textos.

Nome do Autor: Simone Bueno Borges da Silva
Nome do Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2003
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Lingüística Aplicada
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Simone Bueno Borges da. Formação de professor e PCN: Um olhar sobre a leitura e o material de leitura. 2003. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2003.