Abec

Abec


     

Rotúlos e propagandas na alfabetização: formam ou apenas informam?

O presente trabalho busca compreender o papel dos objetos culturais, aqui definidos como rótulos,embalagens e propagandas, como instrumentos pedagógicos, quando inseridos no espaço escolar durante o processo de alfabetização. a pesquisa apóia-se nos princípios da etnografia crítica da praxis pedagógica e tem  como base de dados entrevistas formais e informais, fotografias, gravações em aúdio, vídeo e o diário de campo.Utilizando- se da observação participante, em contexto natural, que ocorreu durante os quatro meses  de trabalho de campo,procurou-se identificar como a professora e as crianças de uma turmada 1° série do ensino fundamental  utilizam esses textos sociais na sala de aula, favor da formação crítica do sujeito.Para tanto, a pesquisa enfatiza a importância de alfabetização e do letramento no contexto atual, priorizando-os como práticas sociais de leitura e escrita as quais contribuem para o desenvolvimento da consciência do sujeito,levando-os a um maior entendimento do poder comercial e manipulador de propagandas, como também a melhor compreensão da leitura de si memso e do mundo... Nome do Autor: Rosi Valéri Corrêa Araújo
Nome do Orientador: Stella Maris Bortoni Ricardo
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: ARAÚJO, Rosi Valéri Corrêa. Rotúlos e propagandas na alfabetização: formam ou apenas informam?.2004.Dissertação de mestrado.Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.