Abec

Abec


     

Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica

Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando.

Nome do Autor: Márcia Regina Alves Gondim
Nome do Orientador: Stella Maris Bortonio-Ricardo
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2007
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2007.