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Reciclagem neuronal: o espelhamento de grafemas na leitura de um silabário

A pesquisa visa investigar como se dá a dissimetrização dos grafemas em fase inicial de leitura a partir da aprendizagem de um silabário especialmente elaborado para o experimento, inserindo-se na Psicolinguística Experimental, e sua relevância consiste na necessidade de se compreenderem as dificuldades relativas ao reconhecimento dos traços distintivos das letras na alfabetização de crianças e adultos, com base na hipótese da reciclagem neuronal postulada por Dehaene (2007). Dada a complexidade para testar empiricamente tal hipótese, não só quanto ao número de baterias envolvidas, à quantidade necessária de sujeitos e à especificidade do principal instrumento, o silabário, colocou-se como meta para o presente estágio da investigação verificar a exequibilidade de tal instrumento e as condições de aplicabilidade das baterias, com vistas a viabilizar o prosseguimento do projeto, o qual tem como principal objetivo avaliar se a dificuldade na dissimetrização dos grafemas é maior que a dificuldade para distinguir grafemas topologicamente semelhantes na fase inicial de leitura do silabário. Os sujeitos de pesquisa, adultos não alfabetizados e crianças pré-alfabetizadas, submeteram-se a seis sessões de aprendizagem de um sistema composto por doze grafemas relacionados a doze sílabas. Foram aplicadas baterias de pré-testagem, testagem intermediária e pós-testagem com o propósito de levantar diferentes habilidades e cruzá-las com os índices de aprendizagem do silabário em quatro crianças préalfabetizadas e cinco adultos não alfabetizados, que correspondem às primeiras aplicações de uma testagem que objetiva atingir um número de aproximadamente 80 sujeitos. O construto metodológico da pesquisa foi inspirado no projeto desenvolvido por Kolinsky, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), que contribuiu na definição do silabário, do design da pesquisa e na seleção das baterias, algumas das quais adaptadas para versões informatizadas, com uso do programa E-prime, por Ventura e colaboradores, da Universidade de Lisboa (UL). A análise qualitativa dos dados colhidos até o momento aponta para uma grande dificuldade em dissimetrizar a fim de reconhecer a diferença entre grafemas espelhados na fase inicial de leitura do silabário, embora a dificuldade para identificar símbolos topologicamente semelhantes também se mostre acentuada. Os dados nãoapontaram sensíveis mudanças em relação ao tipo de processamento visual (mais holístico ou mais analítico). Os resultados também sugerem uma rápida e sutil diferença quanto às habilidades silábicas, especialmente entre os sujeitos adultos, a partir da aprendizagem do silabário. A conclusão quanto à exequibilidade da pesquisa, em particular das sessões de aprendizagem e avaliação do silabário, é a de que a proposta apresenta-se como sendo de grande relevância para diferentes análises a partir da aplicação com um número mais significativo de sujeitos, que permita análise quantitativa de dados mais robustos acerca da dissimetrização. Sugerem-se alguns ajustes nos testes avaliativos para que o tempo de aplicação não comprometa os resultados, particularmente com o público infantil.

Nome do Autor: Tania Mikaela Garcia
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2008
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GARCIA, Tania Mikaela. Reciclagem neuronal: o espelhamento de grafemas na leitura de um silabário. 2008. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2008.