Abec

Abec


     

Influências e confluências do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de crianças do 1º ano do primeiro ciclo

Esta tese tem como proposta analisar as implicações do uso do computador e suas contribuições no período inicial de alfabetização, focalizando aspectos da alfabetização e do letramento digital que se desenvolvem no espaço de escolas públicas de Belo Horizonte com crianças de seis anos. As referências teóricas foram baseadas nos estudos do campo educacional e da psicologia sócio-histórica relacionados com o letramento (Magda Soares), com a internalização doconhecimento (L. Vygotsky) e com as relações entre cognição, significação e interação (Ana Luiza B. Smolka). Sobre a ligação entre escrita na tela e desenvolvimento conceitual sobre o sistema de escrita, utilizamos a pesquisa de Claudia Molinari e Emília Ferreiro. Do ponto de vista linguístico, foram utilizados estudos sobre gênero textual, especialmente os desenvolvidos por Luiz Antônio Marcuschi. No campo de estudos sobre a cultura digital e sobre a cultura escrita, as transformações nos suportes/instrumentos e sua interferência na relação dos leitores/escritores com essas mudanças, foram incorporados conceitos trabalhados por Roger Chartier, Pierre Lévy, Jack Goody e Antônio Castillo Gómez. A pesquisa também se valeu de diferentes estudos sobre usabilidade, multimodalidade, modelização do suporte e estudos históricos sobre suportes/instrumentos de escritana escola. Foram adotados princípios da pesquisa qualitativa com a proposição de acompanhar crianças de 6 anos no laboratório de informática em várias situações de atividades de escritura e leitura na tela do computador. A pesquisa usou procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. A análise das interações das crianças entre si e com a escrita/leitura na tela, assim como das entrevistas, demonstrou que o uso do computador como instrumento para produzir escrita teve um significado especial para as crianças envolvidas na pesquisa; elas aprenderam a escrever para se comunicarem por meio dos gêneros textuais, incluindo os da mídia virtual com e sem o domínio pleno da escrita alfabética; usaram recursos da multimodalidade típica da tela para dar conta de tarefas de escrita; manifestaram suas representações sobre a escrita manuscrita e a escrita digital, revelando que fazem distinções segundo o uso e segundo seu esforço na apropriação de gestos necessários para escrever e ler em diferentes suportes.

Nome do Autor: Julianna Silva Glória
Nome do Orientador: Isabel Alves Cristina da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2011
Curso: PG em Educação: Conhecimento e Inclusão Social
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GLÓRIA, Julianna Silva. Influências e confluências do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de crianças do 1º ano do primeiro ciclo. 2011. Dissertação de Mestrado (PG em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.