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Os discursos e a construção dos leitores na perspectiva dos Gêneros textuais: condições de produção de leituras na escola

A pesquisa tem, como objeto, os leitores e a leitura em sala de aula e, como objetivo, analisar como os Discursos constroem esses leitores, ou seja, quais são as condições de produção de leitura em sala de aula. Considerando-se o contexto da sala de aula como contexto de interação os dados evidenciaram como, na perspectiva dos gêneros textuais, alguns alunos são considerados competentes em leitura ou bons leitores, enquanto outros são considerados fracos em leitura ou leitores com dificuldade de compreensão. Para realizar as análises, uma perspectiva etnográfica foi adotada como referencial teórico-metodológico. Os dados foram construídos a partir de um período de cinco meses de observação participante, em uma sala de aula de 2º ano do 2º ciclo (4ª série do Ensino Fundamental), e envolveu filmagens das aulas, produção de notas de campo, cópias de artefatos (exercícios realizados pelos alunos, textos lidos e produzidos pelos alunos e pela professora) e entrevistas (gravadas) realizadas com dez alunos e com a professora. No recorte feito para as análises, foram selecionadas as aulas em que a professora trabalhou com os gêneros textuais reportagem/notícia, propaganda e esquema. Além disso, quatro alunos foram escolhidos para análises mais detalhadas, por serem considerados casos significativos de bons leitores e de leitores com dificuldade de compreensão. Os dados construídos foram analisados em um diálogo com pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a leitura, sobre os gêneros textuais, sobre a análise do discurso e sobre a interação discursiva em sala de aula. São estudos que consideram a leitura como atividade social e sugerem que o trabalho em sala de aula, na perspectiva dos gêneros textuais, seria excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus diversos usos no dia-a-dia. Além disso, esses estudos também consideram que os sujeitos são construídos pela linguagem na interação. Essa construção é marcada por Discursos diversos e pela percepção que o sujeito tem do que deve saber, fazer, prever e interpretar para participar de uma determinada comunidade. As análises dos dados evidenciaram que o trabalho em sala de aula na perspectiva dos gêneros textuais, proporciona condições para que os alunos manifestem, através de textos escritos e orais, suas compreensões, construídas a partir de diferentes leituras produzidas, de maneira mais eficiente do que quando, somente, respondem a perguntas após a leitura dos textos. As análises evidenciaram, também, que os lugares que os sujeitos ocupam como leitores são influenciados pelas ações verbais e não-verbais da professora em relação aos alunos, dos alunos em relação à professora, dos alunos entre si e dos alunos individualmente.

Nome do Autor: Marilia Rocha Furtado
Nome do Orientador: Aracy Alves Martins Evangelista
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2007
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FURTADO, Marilia Rocha. Os discursos e a construção dos leitores na perspectiva dos Gêneros textuais: condições de produção de leituras na escola. 2007. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007.