Abec

Abec


     

Os processos de alfabetização e letramento na aprendizagem da linguagem escrita no contexto das atividades registradas nos cadernos

O presente estudo investiga os processos de Alfabetização e Letramento na aprendizagem da linguagem escrita no contexto dos cadernos das crianças de primeira série. O objetivo da pesquisa é compreender os processos de Alfabetização e Letramento através da linguagem escrita expressas nos cadernos, durante o ano letivo de 2005 em processo inicial de aprendizagem da escrita com as implicações do contexto escolar. A pesquisa é qualitativa documental, analisa os registros e verifica as concepções de linguagem, a utilização e a influência do contexto escolar nos processos de Alfabetização e Letramento presentes em 20 salas de aula da primeira série no Município de Foz do Iguaçu. A pesquisa se fundamenta numa perspectiva de letramento, no modelo ideológico, inserida a linha de Pesquisa de Análise de Discurso e Práticas Educativas. Destaca a contradição entre a forma e significação referentes à escrita, observando-se a diversidade dos registros no contexto de aprendizagem.

Nome do Autor: Janice Gallert Bispo
Nome do Orientador: Osmar de Souza
Instituição: Universidade Regional de Blumenau
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2008
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BISPO, Janice Gallert. Os processos de alfabetização e letramento na aprendizagem da linguagem escrita no contexto das atividades registradas nos cadernos. 2008. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, 2008.