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Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: Uma Análise Crítica do Programa Pró-Letramento
Este trabalho apresenta uma análise da concepção e gestão do Programa Pró-Letramento, implantado pelo Governo Federal a partir de 2005. O programa investigado destina-se à formação continuada de professores alfabetizadores nas áreas de Alfabetização e Letramento e de Matemática. O objetivo da pesquisa foi investigar, em uma perspectiva crítica, os principais aspectos relacionados à concepção e gestão do programa; as concepções nele subjacentes e ainda verificar em que medida e com quais perspectivas esse programa tem contribuído para atender as demandas que impulsionaram a sua formulação. Utilizou-se como referencial teórico a abordagem do ciclo de políticas (Bowe et al, 1992; Ball, 1994) e contribuições de autores que fundamentam concepções de alfabetização e letramento, bem como o papel da escola e do conhecimento em uma perspectiva crítica (Soares, 1998, 2002; Duarte, 2006; Frigotto, 1989; Libâneo, 2006). A pesquisa realizada envolveu as seguintes estratégias de coleta de dados: a) análise de documentos oficiais e dos materiais didáticos do programa investigado; b) entrevista com uma coordenadora pedagógica do Programa; c) pesquisa de campo realizada em Garuva – SC (entrevista com tutoras, observações de encontros de estudo e aplicação de questionários para professores cursistas); d) observação de um seminário de avaliação do Programa; e) aplicação de questionários para professores cursistas de outros municípios. As principais conclusões foram as seguintes: a) o Programa Pró-Letramento constitui-se em uma intervenção necessária para o contexto educacional brasileiro e apresenta estratégias de implementação e de parcerias bem delineadas; b) em geral, os tutores e professores cursistas consideraram o Programa Pró-Letramento bastante válido, pois oferece uma instrumentalização teórico-prática consistente e tem contribuído para a melhoria da prática pedagógica nas classes de alfabetização; c) o programa investigado focaliza um aspecto específico e pontual (a formação continuada dos professores nas áreas de alfabetização e da matemática) e enfatiza o trabalho docente em uma perspectiva de ação individual. O trabalho defende que o Programa Pró-Letramento é uma medida necessária, mas não suficiente para uma promoção efetiva da qualidade da educação oferecida às classes trabalhadoras, que demanda o encaminhamento de uma série de outras ações que ultrapassam a formação continuada dos professores, tais como: a valorização dos profissionais da educação, a garantia de infra-estrutura adequada às escolas, estímulo para a construção de propostas curriculares com a participação dos professores, a existência de projetos pedagógicos consistentes nas redes de ensino e nas escolas, a utilização dos resultados obtidos por meio de avaliações para o planejamento de estratégias de intervenção com a participação do coletivo das escolas, entre outras medidas.
Nome do Autor: Marcia Aparecida AlferesNome do Orientador: Jefferson Mainardes
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2009
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALFERES, Marcia Aparecida. Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: Uma Análise Crítica do Programa Pró-Letramento. 2009. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2009.