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Processos de leitura: a influência do título na construção de macroestruturas textuais

Este trabalho teve como objetivo verificar como alunos universitários compreendem um mesmo texto jornalístico a partir da ausência x presença de títulos de tipos diferentes, bem como de perguntas anteriores à leitura. Partiu-se da classificação dos títulos como canônicos e enviesados: os primeiros são aqueles que trazem a informação mais importante do texto, a sua idéia central, funcionando como uma espécie de resumo do resumo; os últimos são aqueles que promovem uma informação de menor importância à categoria de idéia do texto. Foi realizado um pré-experimento, com o objetivo de se verificar a hipótese de que determinado título expressasse a macroproposição global de um texto, constituindo, assim, um título canônico. Depois, foi realizado um experimento com setenta e cinco alunos do curso de Letras de uma faculdade particular de Belo Horizonte, com o objetivo de se varificar o grau de influência dos títulos de diferentes tipos e das perguntas iniciais na compreensão, atuando na construção de representações mentais dos textos, mais especificamente na construção de macroproposições e macroestruturas. Os resultados do experimento mostaram que os títulos e as perguntas iniciais influenciam sistematicamente a construção da macroestrutura textual, o que leva a interpretação diferente para um mesmo texto. Títulos canônicos e enviesados e a presença/ausência de títulos e de perguntas iniciais alteram de diferentes maneiras a interpretação de um mesmo texto.

Nome do Autor: Hércules Tolêdo Corrêa
Nome do Orientador: Mike Dillinger
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CORRÊA, Hércules Tolêdo. Processos de leitura: a influência do título na construção de macroestruturas textuais. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1996.