Abec

Abec


     

Remediação verbal em crianças carentes culturais: estudos experimentais.

A autora apresenta dois estudos experimentais com o objetivo de testar a eficiência de um programa psico-educacional compensatório destinado a crianças consideradas carentes culturais. O Estudo I teve como objetivo testar a eficiência de uma tecnologia para treino de vocabulário. Foram sujeitos 20 crianças concluíntes da 1ª série que apresentavam dificuldades de leitura, divididas em dois grupos: experimental e de controle. As crianças do grupo experimental foram submetidas a treino de vocabulário. A comparação entre os grupos no pré e no pós-teste revelou diferença significante em favor do grupo experimental. O Estudo II teve como objetivo testar a eficiência de uma técnica para desenvolver a compreensão de leitura. Foram sujeitos 16 crianças concluíntes da 1ª série que apresentavam dificuldades de leitura, divididas em grupo experimental e de controle. o grupo experimental foi submetido a treino em compreensão de leitura. Os resultados mostraram diferenças significantes em favor do grupo experimental.

Nome do Autor: SANTIAGO, Neide Varela
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1973
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência:

SANTIAGO, Neide Varela. Remediação verbal em crianças carentes culturais: estudos experimentais. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1973. 15p. (Dissertação de Mestrado).