Abec
Abec
A leitura na escola de 1º grau: gerando o desprazer do texto?
A alfabetização não é objeto de análise.
A pesquisa discute duas grandes questões: 1) à interferência da varíavel classe social no trabalho escolar de leitura "recreativa"; 2) os elementos da ação escolar que levam o aluno a criar aversão pela leitura de livros. Foi observado o trabalho com leitura de livros (leituras "recreativas" ) em duas escolas da rede pública estadual, uma que serve às camadas populares e outrea que atende às classes dominantes. Os procedimentos utilizados foram entrevistas com professores, pedagogas, bibliotecária e auxiliar de biblioteca, conversas informais com professoras e alunos, questionário aplicado aos alunos e observação de aulas de biblioteca. Conclui-se que há diferenças entre classes sociais em termos do convívio com o livro, do processo de socialização experimentado, das formas de acesso a esse material e das concepções de leitura. A escola, todavia, não dá valor a tais informações e parte do princípio de que todos possuem a mesma familiaridade com o livro e lhe atribuem o mesmo valor. Conclui-se, ainda, que a despeito da classe social a que sirvam, as escolas cultivam a mesma concepção pragmática da leitura, forçando o aluno a ler, impondo-lhe livros que ele não escolheu e obrigando-o a submeter formalmente a uma avaliação, através de uma interpretação única e linear do lido. Diante de tais exigências, o aluno se retrai e se afasta do livro. Apesar de agrande maioria dos docentes trabalhar essa concepção utilitária da leitura, foram identificados três professores que cultivam a leitura com fruição e experimentam com seus alunos um outro tipo de convivência com o livro que lhes possibilita outras visões do mundo e das gentes.
Nome do Autor: BEDRAN, Maria Therezinha SaadNome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SAAD, BEDRAN, Maria Therezinha. A leitura na escola de 1º grau: gerando o desprazer do texto?. 1988. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1988.