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Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português

Esta pesquisa tem como objetivo testar a adequação de alguns testes adaptados ao português que avaliam as habilidades metafonológicas envolvidas no processamento da leitura e suas relações com esta aprendizagem. Apontada como fator crítico na constituição de bons e maus leitores e estreitamente ligada aos mecanismos de identificação das palavras, a consciência fonológica é o centro desta investigação: o seu domínio ineficiente é assinalado como uma das principais causas das dificuldades observadas em leitura. Participaram desta pesquisa 31 sujeitos, alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de leitura. Os desempenhos em testes que avaliaram a linguagem oral, a leitura e compreensão de texto e as capacidades metafonológicas foram observados com o intuito de explicar a causa das dificuldades encontradas. Os testes adaptados mostraram-se sensíveis aos propósitos objetivados e a análise dos resultados permitiu esclarecer e, muitas vezes, redimensionar a hipótese de diagnóstico dos sujeitos com desvio, possibilitando a distinção entre problemas específicos e inespecíficos da leitura

Nome do Autor: Dalva Maria Alves Godoy
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2001
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GODOY, Dalva Maria Alves. Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português. 2001. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2001.