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Consciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testes

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita.

Nome do Autor: Norma Suely Campos Ramos
Nome do Orientador: Regina Ritter Lamprecht
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica do português do Brasil : descrição e análise de cinco testes. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2005.