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Práticas de letramento da família e apropriação da escrita e da leitura por crianças alfabetizandas

Esta pesquisa tem como proposta compreender as várias queixas e inquietações de professores de séries iniciais na busca pela forma eficiente de elevar a capacidade dos alunos das classes populares a aprender a ler e a escrever. Ela se justifica pela ineficiência dos vários métodos de alfabetização, quando aplicados isoladamente, e pela necessidade de se entender a relação existente entre as práticas de letramento dos grupos familiares diretamente ligados às crianças alfabetizandas em uma escola de Santa Maria-DF e sua apropriação da escrita. Com esse objetivo foi feita uma observação participante com os pais e outros membros familiares, ligados às crianças de uma turma de seis anos com o fim de se conhecer o que ocorrem com esses alunos dentro e fora de sala de aula para entender suas dificuldades na tarefa de ler e escrever, bem como entender os fatos à luz dos estudos sociolingüísticos, lingüísticos, entre outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa mostrou que um trabalho construtivo em sala de aula ajuda a superarar o contato limitado com práticas letradas no ambiente familiar.

Nome do Autor: Maria do Rosário Rocha Caxangá
Nome do Orientador: Stella Maris Bortonio-Ricardo
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2007
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CAXANGÁ, Maria do Rosário Rocha. Práticas de letramento da família e apropriação da escrita e da leitura por crianças alfabetizandas. 2007. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2007.