Abec
Abec
Os usos da leitura e da escrita na educação infantil
Os processos de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças estão se desenvolvendo cadavez mais cedo, tendo em vista o contexto letrado no qual estamos imersos nacontemporaneidade. Ler e escrever com competência tornou-se condição necessária, emboranão suficiente, para o exercício da cidadania. Por essemotivo, o ensino sistematizado daleitura e da escrita vem se firmando desde a Educação Infantil, configurando-se estamodalidade de ensino, comolocusde iniciação do processo escolarizado de alfabetização. Apartir desse cenário em que se desenha a antecipação das práticas de leitura e de escrita,apresentamos como questão problema desse estudo: quais os usos daleitura e da escrita naEducação Infantil? Em consonância com esse questionamento,estabelecemos como objetivogeral do estudo: Investigar os usos da leitura e da escrita naEducação Infantil e, de modomais específico: a) identificar nas propostas pedagógicas deinstituições de Educação Infantilas orientações teórico-metodológicas quanto ao trabalho com a leitura e a escrita; b)caracterizar práticas pedagógicas na Educação Infantil emrelação à leitura e à escrita; c)analisar com que finalidade as crianças da Educação Infantil leem e escrevem. A relevânciasocial e acadêmica deste estudo reside no fato de propiciar ao educador infantil e àsinstituições de Educação Infantil uma compreensão acerca do trabalho desenvolvido junto àscrianças pequenas, no sentido de lhes oferecer práticas deleitura e de escrita que permitamsua inserção na cultura letrada, considerando as interações eas brincadeiras como eixosnorteadores das práticas pedagógicas. Entendendo, pois, a leitura ea escrita como processosdistintos, fundamentamo-nos em estudiosos como Vigotski (1993, 1998), Ferreiro eTeberosky (1999), Luria (2006), Goulart (2006, 2007) para a compreensão teórica do nossoobjeto de estudo. Os dados empíricos, por sua vez, foram produzidos por meio da pesquisanarrativa, de abordagem qualitativa, utilizando-se para isso osdiários de aula, a análisedocumental das propostas pedagógicas das instituições pesquisadase a observação de práticaspedagógicas na Educação Infantil. O contexto empírico no qual desenvolvemos o estudoforam dois Centros Municipais de Educação Infantil do municípiode Teresina/PI, onde atuamas oito interlocutoras da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizamos a análise interpretativaproposta por Zabalza (2004), que iniciou desde os primeiros dados produzidos e resultou naclassificação destes em três eixos: 1) propostas pedagógicase a leitura e a escrita na EducaçãoInfantil; 2) práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil; 3) funções e usos da leitura eda escrita na Educação Infantil. Os resultados apontaram para a necessidade deredimensionamento das propostas pedagógicas das instituições, demodo que contenhamorientações claras e coerentes, fornecendo aos professores subsídios para um trabalhocontextualizado, integrado e bem organizado. Percebemos ainda que certos aspectos dotrabalho cotidiano ainda não se dão de forma consciente e intencional, como a organização dotempo, do espaço e dos materiais até mesmo a metodologia utilizada, com destaque, nesteestudo, para a forma como é conduzido o trabalho com a leitura e aescrita. Enfim, a leitura ea escrita têm sido utilizadas de formas diversas, com funções bem diferenciadas, nas turmasde Educação Infantil pesquisadas, ora remetendo à didatização das práticas, ora aoespontaneísmo no ensino da leitura e da escrita.
Nome do Autor: Keylla Rejane Almeida MeloNome do Orientador: Antonia Edna Brito
Instituição: Universidade Federal do Piauí
Estado:Piauí
Ano Publicação: 2014
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELO, Keylla Rejane Almeida. Os usos da leitura e da escrita na educação infantil. 2014. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2014.