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Os usos da leitura e da escrita na educação infantil

Os  processos  de aquisição  da  leitura  e  da escrita pelas crianças estão  se  desenvolvendo  cadavez   mais   cedo,   tendo   em   vista   o   contexto   letrado   no   qual   estamos   imersos   nacontemporaneidade.  Ler  e  escrever  com  competência  tornou-se  condição  necessária,  emboranão  suficiente,  para  o  exercício  da  cidadania.  Por  essemotivo,  o  ensino  sistematizado  daleitura  e  da  escrita  vem  se  firmando  desde  a  Educação  Infantil,  configurando-se  estamodalidade  de  ensino, comolocusde  iniciação  do  processo  escolarizado de alfabetização. Apartir  desse  cenário  em  que  se  desenha  a  antecipação  das  práticas  de  leitura  e  de  escrita,apresentamos  como  questão  problema  desse  estudo:  quais  os  usos  daleitura  e  da  escrita  naEducação  Infantil?  Em  consonância  com  esse  questionamento,estabelecemos  como  objetivogeral  do  estudo:  Investigar  os  usos  da  leitura  e  da  escrita  naEducação  Infantil  e,  de  modomais específico: a) identificar nas propostas pedagógicas deinstituições de Educação Infantilas  orientações  teórico-metodológicas  quanto  ao  trabalho  com  a  leitura  e  a  escrita;  b)caracterizar  práticas  pedagógicas  na  Educação  Infantil  emrelação  à  leitura  e  à  escrita;  c)analisar  com  que  finalidade  as  crianças  da  Educação  Infantil  leem  e  escrevem. A  relevânciasocial  e  acadêmica  deste  estudo  reside  no  fato  de  propiciar  ao  educador  infantil  e  àsinstituições de Educação Infantil uma compreensão acerca do trabalho desenvolvido junto àscrianças  pequenas,  no  sentido  de  lhes  oferecer  práticas  deleitura  e  de  escrita  que  permitamsua  inserção  na  cultura  letrada,  considerando  as  interações  eas  brincadeiras  como  eixosnorteadores  das  práticas pedagógicas.  Entendendo,  pois,  a  leitura  ea  escrita  como  processosdistintos,   fundamentamo-nos   em   estudiosos   como   Vigotski   (1993,   1998),   Ferreiro   eTeberosky  (1999),  Luria  (2006),  Goulart  (2006,  2007)  para  a  compreensão  teórica  do  nossoobjeto  de  estudo.  Os  dados  empíricos,  por  sua  vez,  foram  produzidos  por  meio  da  pesquisanarrativa,  de  abordagem  qualitativa,  utilizando-se  para  isso  osdiários  de  aula,  a  análisedocumental das propostas pedagógicas das instituições pesquisadase a observação de práticaspedagógicas  na  Educação  Infantil.  O  contexto  empírico  no  qual  desenvolvemos  o  estudoforam dois Centros Municipais de Educação Infantil do municípiode Teresina/PI, onde atuamas oito interlocutoras da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizamos a análise interpretativaproposta  por  Zabalza  (2004),  que  iniciou  desde  os  primeiros  dados  produzidos  e  resultou  naclassificação destes em três eixos: 1) propostas pedagógicase a leitura e a escrita na EducaçãoInfantil; 2) práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil; 3) funções e usos da leitura eda   escrita   na   Educação   Infantil.   Os   resultados   apontaram   para   a   necessidade   deredimensionamento  das  propostas  pedagógicas  das  instituições,  demodo  que  contenhamorientações  claras  e  coerentes,  fornecendo  aos  professores   subsídios  para   um  trabalhocontextualizado,  integrado  e  bem  organizado.  Percebemos  ainda  que  certos  aspectos  dotrabalho cotidiano ainda não se dão de forma consciente e intencional, como a organização dotempo,  do  espaço  e  dos  materiais  até  mesmo  a  metodologia  utilizada,  com  destaque,  nesteestudo, para a forma como é conduzido o trabalho com a leitura e aescrita. Enfim, a leitura ea  escrita  têm  sido  utilizadas  de  formas  diversas,  com  funções  bem  diferenciadas,  nas  turmasde   Educação   Infantil   pesquisadas,   ora   remetendo   à   didatização   das   práticas,   ora   aoespontaneísmo no ensino da leitura e da escrita.

Nome do Autor: Keylla Rejane Almeida Melo
Nome do Orientador: Antonia Edna Brito
Instituição: Universidade Federal do Piauí
Estado:Piauí
Ano Publicação: 2014
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELO, Keylla Rejane Almeida. Os usos da leitura e da escrita na educação infantil. 2014. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2014.