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A relação entre consciência fonêmica e fluência da leitura

A fluência de leitura é caracterizada como a capacidade de ler um texto rápida e precisamente. Nas línguas cujo sistema de escrita é alfabético, como é o caso do português, a capacidade de independência do leitor para a leitura de qualquer palavra da língua resulta do domínio de três condições: i) compreensão do princípio alfabético; ii) capacidade de decodificação; iii) constituição do léxico-mental ortográfico. A criança deve ser ensinada que a fala pode ser segmentada em fonemas, os quais são representados através de grafemas na escrita. Posteriormente, ela deve aprender a assimilar as valências entre os grafemas e os fonemas para poder decodificar as palavras. Além do conhecimento das correspondências grafofonológicas, o aprendiz deve assimilar e dominar as propriedades ortográficas das palavras, que lhe permitem ler também as palavras irregulares, cuja grafia precisa ser memorizada. Muitas pesquisas analisaram a relação entre o desenvolvimento da capacidade de leitura e o desempenho em habilidades de consciência fonológica. A consciência fonológica é a capacidade de reflexão e manipulação consciente dos sons da fala nos três níveis: silábico, intrassilábico e fonêmico. Na pesquisa apresentada nesta dissertação, foi avaliada apenas a consciência no nível fonêmico, por ser o nível que analisa o som na sua unidade mínima de significação da língua e cujo domínio é o último a ser alcançado. Os estudos sobre a relação entre a consciência fonológica e a capacidade de leitura podem ser divididos em três grandes concepções sobre essa relação: i) causa; ii) consequência; iii) reciprocidade. Para esta pesquisa, foram avaliadas 30 crianças que estavam cursando o início do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, com o objetivo de investigar o seu grau de consciência fonêmica e o seu desempenho na fluência de leitura de palavras e de pseudopalavras. Com esta finalidade, foram realizadas as seguintes ações: 1) coleta de informações sobre o desempenho escolar dos alunos através da percepção dos seus professores, principalmente em quesitos relacionados à leitura; 2) avaliação da consciência fonêmica nas habilidades de identificação de fonema inicial, identificação de fonema final, síntese fonêmica e segmentação fonêmica; 3) avaliação da velocidade na nomeação de figuras e de dígitos; 4) avaliação da velocidade e precisão de leitura de palavras reais; 5) avaliação da velocidade e da precisão de leitura de pseudopalavras. Os resultados mostraram correlação significativa entre o desempenho das crianças em tarefas de consciência fonêmica, principalmente nas habilidades de identificação do fonema final e de segmentação, e a precisão de leitura de palavras e de pseudopalavras. Desta forma, os resultados ressaltam a importância do desenvolvimento desta consciência para a leitura acurada. Não foi encontrada correlação significativa entre tempo de leitura (decodificação e acesso semântico), tempo de nomeação rápida e grau de desenvolvimento da consciência fonêmica, como era esperado.

Nome do Autor: Cristina Emília Schunemann
Nome do Orientador: Augusto Buchweitz
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SCHUNEMANN, Cristina Emília. A relação entre consciência fonêmica e fluência da leitura. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.