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Letramento digital de professores em contexto de formação continuada

  O tema dessa investigação trata sobre o processo de letramento digital de professores em espaço de formação continuada, através da apropriação das tecnologias computacionais, inseridas dentro do curso de formação superior de professores dos anos iniciais do ensino público fundamental, o Projeto Veredas. Tivemos como principal foco analítico à inserção dos docentes na cultura digital investigando o que foi possibilitado aos professores nos eventos de letramento ocorridos no contexto de formação e procurando compreender como os professores se relacionam com a demanda de uso dos recursos tecnológicos em suas atividades acadêmicas. Evidenciamos, portanto, a análise das questões de leitura e escrita veiculadas a suportes digitais e sua relação com a postura mais ampla e crítica do professor-leitor, de modo a esclarecer quais são as possibilidades e limitações que tais aparatos tecnológicos trazem subjacentes. Para tal, trabalhamos com autores que vêm discutindo teorias críticas sobre a tecnologia e sociedade, letramento digital, assim como modelos de formação de professores neste contexto, tais como: Pierre Lèvy, Andréa Ramal, Magda Soares, Roger Chartier, entre outros. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e foram realizados procedimentos tais como: entrevistas com docentes participantes do curso de formação, observações de algumas atividades com informática, aplicação de questionários semi-estruturados a 13 professores e a técnica do grupo focal. Além disso, foram também analisados dados quantitativos referidos ao perfil dos professores do Projeto Veredas em geral. Constatamos neste estudo fatores que podem explicar a exclusão e a inclusão dos docentes na cultura digital, assim como as oportunidades que os docentes encontram para ter acesso a ela. Constatou-se que, ao se apropriarem dos recursos tecnológicos advindos da informática, puderam melhorar suas percepções sobre o mundo e sua cultura geral. Além disso, a imersão no contexto de uso possibilitou que os professores utilizassem estratégias diversas para lidar com as exigências de um certo tipo de letramento digital. Assim, mais que responder sobre as apropriações realizadas em momentos formais planejados para que os professores se apropriassem da nova tecnologia de leitura e de escrita, a pesquisa revelou alguns efeitos que o contato com novas necessidades causa em sua vida pessoal e profissional. Constata-se assim, um movimento no tocante à apropriação da cultura digital, seja através do acesso e compra de equipamentos ou das novas relações que os professores estabelecem com este aprendizado junto aos filhos e outros parceiros, ao fazer uma aquisição de aprimoramentos relacionados a outros saberes e recursos para suas atividades acadêmicas. O contato com as novas tecnologias produziu incômodos e inquietações para alguns, um investimento progressivo de competências e busca de aquisição da máquina para outros. No entanto, as práticas de leitura e escrita nestes ambientes de letramento digital caminham vagarosamente, uma vez que lhes falta acessibilidade contínua às técnicas no universo da informática.

 

Nome do Autor: Sandro Luiz da Silva
Nome do Orientador: Isabel Alves Cristina da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Sandro Luiz da. Letramento digital de professores em contexto de formação continuada. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.