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Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica no período de 1983-2001
A proposta desta pesquisa foi mapear e examinar a produção acadêmica nos periódicos nacionais, respondendo a questões a respeito do conhecimento que a pesquisa acadêmica tem revelado para a educação infantil sobre linguagem escrita, das indicações dessa produção para a prática pedagógica na educação infantil quanto à linguagem escrita e dos limites e perspectivas da produção acadêmica para a definição das especificidades da educação infantil. O recorte selecionado baseou-se no acervo do banco de dados do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 Anos(NEE0A6) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando seis periódicos de relevância nacional para a área: Cadernos de Pesquisa, Cadernos Cedes, Cadernos do CED, Educação e Sociedade, Perspectiva, e Idéias, no período entre 1983 e 2001. Foi incluído um periódico que não estava no acervo do NEE0A6, a Revista Criança, pelo grande número de artigos sobre linguagem escrita na educação infantil e totalizou a análise de sete periódicos. Como a produção acadêmica envolve teses, dissertações e artigos apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações e focaliza-se nos artigos. Os documentos foram analisados tendo como fundamentação os estudos sobre a análise de conteúdo, orientando-se na técnica de Vala (1986). Após um levantamento de todos os artigos que se destinassem à temática linguagens na educação infantil, foram selecionados somente aqueles que se dirigiam à linguagem escrita para constituir o corpus de análise. Foram analisados 36 artigos, podendo-se afirmar que a indicação mais direta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas sobre linguagem escrita na educação infantil pautou-se na perspectiva histórico-cultural e situou a linguagem escrita como mais uma forma de linguagem entre as crianças.
Nome do Autor: Keila Cristina Arruda Villamayor GonzalezNome do Orientador: Eliana Vianna Brito
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GONZALEZ, Keila Cristina Arruda Villamayor. Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica no período de 1983-2001. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004.