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Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica no período de 1983-2001

A  proposta  desta  pesquisa  foi  mapear  e  examinar  a  produção  acadêmica  nos periódicos  nacionais,  respondendo  a  questões  a  respeito  do  conhecimento  que  a pesquisa acadêmica tem revelado para a educação infantil sobre linguagem escrita, das  indicações  dessa  produção  para  a  prática  pedagógica  na  educação  infantil quanto à linguagem escrita e dos limites e perspectivas da produção acadêmica para a definição das especificidades da educação infantil. O recorte selecionado baseou-se no acervo do banco de  dados  do  Núcleo  de  Estudos  e  Pesquisas  da  Educação de  0  a  6  Anos(NEE0A6)  da  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina  (UFSC), analisando  seis  periódicos  de  relevância  nacional  para  a  área:  Cadernos  de Pesquisa, Cadernos Cedes, Cadernos do CED, Educação e Sociedade, Perspectiva, e Idéias, no período entre 1983 e 2001. Foi incluído um periódico que não estava no acervo  do  NEE0A6,  a  Revista  Criança,  pelo  grande  número  de  artigos  sobre linguagem escrita na educação infantil e totalizou a análise de sete periódicos. Como a  produção  acadêmica  envolve  teses,  dissertações  e  artigos  apresenta-se  um mapeamento  das  teses  e  dissertações  e  focaliza-se  nos  artigos.  Os  documentos foram  analisados  tendo  como  fundamentação  os  estudos  sobre  a  análise  de conteúdo, orientando-se na técnica de Vala (1986). Após um levantamento de todos os  artigos  que  se  destinassem  à  temática linguagens  na  educação  infantil,  foram selecionados somente aqueles que se dirigiam à linguagem escrita para constituir o corpus de análise. Foram analisados 36 artigos, podendo-se afirmar que a indicação mais  direta  para  o  desenvolvimento  das  práticas  pedagógicas  sobre  linguagem escrita  na  educação  infantil  pautou-se  na  perspectiva  histórico-cultural  e  situou  a linguagem escrita como mais uma forma de linguagem entre as crianças.

Nome do Autor: Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez
Nome do Orientador: Eliana Vianna Brito
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GONZALEZ, Keila Cristina Arruda Villamayor. Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica no período de 1983-2001. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004.