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Cadernos de formação do PNAIC em língua portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento
Os resultados da pesquisa analisados neste relatório partemde um estudo cuja finalidade foi compreender os conceitos de alfabetização e de letramento que balizam a formação de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A pesquisa partiu da tese de que,apesar de a perspectiva do letramento adotada na formação postular a indissociabilidade entre alfabetização e letramento, o programa aponta, por meio de suas propostas, para a dissociação entre esses processos, com ênfase na alfabetização como aquisição do código escrito.Foram analisados os cadernos de formação do Pnaic da área de linguagem, distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013. A metodologia utilizada foi a documental. Para a análise dos cadernos, dialogou-se com os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seu círculo, bem como com os estudos que sereportam àperspectiva de pesquisa de base histórico-cultural. Conclui que, a despeito de a formação postular a indissociabilidade entre os processos de alfabetização e letramento, os textos orientadores, os relatos de experiências das professoras, as formas de avaliaçãoapontam uma dissociação entre esses processos, enfatizando a alfabetização como aquisição do código escrito.
Nome do Autor: Kaira Walbiane Couto CostaNome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:Espírito Santo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: COSTA, Kaira Walbiane Couto. Cadernos de formação do PNAIC em língua portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2017.