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Políticas públicas de formação continuada de alfabetizadores: Implicações para a construção do leitor

Esta tese tem por objeto a construção do aluno leitor e a questão problematizadora da pesquisa é a análise das políticas públicas educacionais, em âmbito federal, a fim de verificação da influência dessas políticas de formação continuada de professores alfabetizadores nos efeitos da construção do aluno leitor, por meio dos resultados alcançados na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no eixo da leitura. Utilizou-se o enfoque teórico do Materialismo Histórico e Dialético fundamentado por Marx (1978-2010), Saviani (1995-2010) e Duarte (2001-2010) bem como contribuições sobre leitura por Solé (1998), Menegassi (1995-2010) e Koch e Elias (2008). Optou-se pela pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental realizada em três etapas: a) levantamento de teses, dissertações e periódicos sobre o tema na base de dados da CAPES, na Plataforma Sucupira, nas bibliotecas digitais dos programas; b) fase documental em que foi realizado o levantamento da legislação relativa aos cursos de formação continuada de professores alfabetizadores e c) fase da coleta de dados dos indicadores da formação docente e dos resultados da ANA no eixo de leitura na Plataforma do MEC, via portal do INEP e SIMEC. O objetivo geral foi investigar as mudanças ocorridas para a construção do aluno leitor, no âmbito das políticas públicas federais, por meio dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, em específico, o PNAIC no eixo avaliação em leitura. Os objetivos específicos foram: apontar as discussões sobre políticas públicas em relação à formação continuada de professores alfabetizadores; verificar como os pressupostos teórico-metodológicos de leitura foram encaminhados pelos programas PROFA, PRÓ-LETRAMENTO e PNAIC para a formação continuada de professores alfabetizadores e analisar comparativamente os resultados obtidos nas edições da ANA no Município de Ponta Grossa, Pr. para a construção de um diagnóstico sobre a formação do aluno leitor. A tese é que os alunos que têm na sua formação a experiência com leitura, enquanto processo discursivo de ascensão aos bens de direito de aprendizagem e transformação social, têm condições de constituírem-se como leitores ativos, participativos e críticos. Para a análise dos dados, foram estabelecidas três categorias: a) indicadores da formação docente: uma análise a partir da Ana, b) a política de avaliação no contexto da ANA: compreendendo o teste de leitura e c) a leitura como referência na ANA: uma análise comparativa dos resultados segundo quatro critérios que emergiram do levantamento dos dados nos testes de leitura da ANA em 2013, 2014 e 2016. Os resultados desta pesquisa indicaram que houve avanços na formação do leitor e na formação de professores, mas não se pode comprovar que os índices tiveram elevação em decorrência da participação nos cursos de formação oferecidos pelo PNAIC. A ANA pode constituir-se em um instrumento substancial se os resultados forem utilizados com perspectiva diagnóstica, associados a outras práticas avaliativas dos professores alfabetizadores contemplados em seus planos de trabalho. Não basta investir na produção de índices, se não existir atenção à orientação aos profissionais das escolas para compreender e utilizar os dados como subsídios ao desenvolvimento de ações concretas à alfabetização das crianças e aos gestores e coordenadores no âmbito das políticas públicas.

Nome do Autor: Eliane Travensoli Parise Cruz
Nome do Orientador: Vera Lúcia Martiniak
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CRUZ, Eliane Travensoli Parise. Políticas públicas de formação continuada de alfabetizadores: Implicações para a construção do leitor. 2018. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2018.