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Análises dos pressupostos de linguagem nos cadernos de formação em língua portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Esta pesquisa teve como objeto de investigação os Cadernos de Formação do Programa Pacto Nacional  pela  Alfabetização  na  Idade  Certa  ?  PNAIC  do  ano  de  2013,  do  Ministério  da  Educação. Foi orientada pela seguinte tese: a estrutura dos Cadernos de Formação da Língua Portuguesa  do  PNAIC,  dentre  as  diversas  instâncias  de  dialogia  implicadas  na  produção  discursiva, é pautada por uma conformidade linguístico-normativa que conduz o professor em formação a conceber o trabalho com textos destituídos de dialogicidade com as crianças. Para isto,  estabeleci  como  objetivo  central  analisar  os  pressupostos  de  linguagem,  explícitos  ou  não, nos Cadernos de Formação em Língua Portuguesa dos Anos 1, 2 e 3 das Unidades 1 e  3 do  PNAIC;  e  como  objetivos  específicos:  1)  discutir  que  concepção  de  língua  sustenta  a  concepção  de  alfabetização  do  PNAIC;  2)  evidenciar  que  os  aportes  conceituais  da  proposta  de  alfabetização  do  PNAIC  estão  implicados  com  o  apagamento  da  linguagem  como  atividade;  e  3)  compreender  como  a  concepção  de  aprendizagem  da  escrita  presente  no  PNAIC   impactaria   no   processo   de   alfabetização   das   crianças.   A   pesquisa   tem   como   interlocutores os construtos de Mikhail Bakhtin e os aportes da Teoria histórico-cultural, em especial,  aqueles  relativos  à  linguagem  e  à  escrita.  Trata-se  de  uma  investigação  de  cunho  essencialmente  qualitativo.  Adotei  como  metodologia  a  Pesquisa  Documental,  segundo  o  aporte  conceitual  de  Le  Goff,  e  os  princípios  do  Paradigma  Indiciário  de  Carlo  Ginzburg  como  orientação  para  a  escolha  e  seleção  de  enunciados  dos  Cadernos  de  Formação  do  PNAIC.     Organizei     os     dados     em     dois     núcleos     temáticos:     concepção     de     linguagem/alfabetização  e  concepção  de  escrita  para  garantir  melhor  sistematização  e  apresentação das análises. Os resultados do primeiro núcleo indicam que o PNAIC concebe a linguagem,  a  partir  do  pensamento  filosófico-linguístico  do  objetivismo  abstrato,  assim  nomeado  e  criticado  por  Bakhtin.  Essa  concepção,  nem  sempre  explicitada,  defende  o  processo  de  aprendizagem  como  reconstrução  do  sistema  de  escrita  alfabética,  a  partir  da  ênfase  na  consciência  fonológica.  Os  documentos  do  PNAIC  apresentam  uma  concepção  de  alfabetização    comprometida    com    o    apagamento    da    linguagem,    desqualificando    a    aprendizagem  e  o  domínio  da  linguagem  escrita  como  processo  dialógico  e  dinâmico,  capaz  de promover saltos qualitativos e transformadores das funções psíquicas da criança conforme apontamentos de Vigotski. As análises do núcleo temático – concepção de escrita – enfatizam a  consciência  fonológica  como  requisito  para  a  alfabetização,  pautando  assim  a  escrita  na  codificação   de   fonemas   em   grafemas   e   não   na   aprendizagem   da   palavra   sígnica,   de   enunciados, com sentidos construídos nas relações interdiscursivas no contexto de sala de aula em  contínuo  movimento  dialógico  da  linguagem  humana.  A  tese  evidencia,  portanto,  que  a  proposta  de  alfabetização  dos  Cadernos  de  Formação  de  Língua  Portuguesa  do  PNAIC  não  contempla efetivamente a contrapalavra das crianças para a efetiva apropriação da linguagem escrita  por  enfatizar  uma  formação  de  professor  alfabetizador  no  âmbito  do  como  ensinar, quando ensinar, o que ensinar, que traduz uma concepção de língua como conjunto de signos e a escrita como representação da linguagem e não a escrita com uma linguagem.

Nome do Autor: Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende
Nome do Orientador: Dagoberto Buim Arena
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RESENDE, Valéria Aparecida Dias Lacerda de. Análises dos pressupostos de linguagem nos cadernos de formação em língua portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2015. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2015.