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O professor formador no PNAIC: formação, experiência e atuação

Este estudo objetivou responder à seguinte questão: quem foi o professor formador que atuou no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no período de criação do programa até o ano de 2016, já que, a partir de 2017 o MEC anunciou mudanças estruturais no programa. Qual formação, experiência e atuação? Trata-se de um programa de formação oferecido pelo MEC, que tem, como um dos eixos de sua ação, a formação continuada para professores alfabetizadores, considerando a meta nacional estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade. O PNAIC trouxe a novidade de permitir que uma outra figura formativa integrasse a universidade como formador - o professor com o crivo da experiência. Este foi o agente que esta pesquisa buscou conhecer, a partir do polo da Universidade Federal de Juiz de Fora. A escolha desse polo como campo de pesquisa relacionou-se à experiência dessa instituição não só com a formação inicial, mas também com a formação continuada docente, por ser uma das universidades pioneiras no trabalho com essa ação formativa e por selecionar formadores, preferencialmente, com experiência como alfabetizadores. Interessou-me entender, a partir do depoimento dos formadores que atuaram nesse polo, de que forma apreenderam suas experiências e desempenho. Buscou-se ainda, a partir desses formadores, seus depoimentos e dos demais membros da equipe atuante na formação na referida instituição de ensino, no período de 2012 a 2016, entender se perceberam uma possível relação entre o papel do formador e a sua possibilidade de integrar as instâncias formativas universidade-escola. Para tanto, no aspecto metodológico, o desenvolvimento desse estudo se articulou à abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a realização de revisão bibliográfica sobre o contexto da formação docente para os anos iniciais da Educação Básica, o levantamento documental sobre o PNAIC e, também, entrevistas semiestruturadas com todos os agentes formativos da universidade, os quais constituem o polo de formação da Zona da Mata e Campo das Vertentes, e, ainda com uma Secretária de Educação de um dos municípios dessa área de abrangência do polo. O fator comum dos instrumentos de pesquisa foi o tratamento do corpus de dados respaldado na análise de conteúdo. A análise dos dados da pesquisa mantém diálogo com pesquisadores do campo da formação, como António Nóvoa, Bernadete Angelina Gatti, Elza de Sá Barreto, Marli Eliza Damalzo Afonso André, Iria Brzezinsk, Denise Vaillant, Max Butlen, Agnese Infantino, Celestino Alves da Silva Júnior. Espera-se que o estudo contribua com o registro de efeitos da presença do formador em um programa dessa natureza e com sugestões para futuras ações de políticas de formação docente que pretendem o desenvolvimento profissional docente.

Nome do Autor: Luciana Castro Oliveira Machado
Nome do Orientador: Beatriz de Basto Teixeira
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACHADO, Luciana Castro Oliveira. O professor formador no PNAIC: formação, experiência e atuação. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2019.