Abec
Abec
Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa
A presente tese objetivou analisar quais as contribuições da formação continuada em matemática do PNAIC para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Ponta Grossa. Assim, a problemática que norteou este estudo foi: “quais as contribuições da formação continuada em matemática do PNAIC para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Ponta Grossa?”. Para isso, buscou-se nas bases teóricas a compreensão acerca dos temas que circundam este assunto, iniciando pelos estudos sobre formação continuada em matemática de professores dos anos iniciais, com base, principalmente, nos escritos de Nóvoa (1992, 1995, 1999, 2009), Pimenta (2012), Sacristán e Goméz (1998), Serrazina (2009, 2010, 2012, 2014), Tardif (2000, 2011, 2012) e Zeichner (1993), entre outros autores. O texto apresenta ainda o estudo que fundamenta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com enfoque no eixo formação de professores, tendo seu contexto baseado, principalmente, no aporte teórico em Davis, Nunes e Almeida (2011) e Gatti (2003, 2008, 2009, 2011, 2013), além de base documental. Como proposta metodológica, esta pesquisa adotou o tipo estudo de caso, tendo como principal autor Robert Yin (2001). A pesquisa foi realizada com 16 (dezesseis) professores alfabetizadores do Município de Ponta Grossa, Paraná. Empregaram-se como instrumentos de coleta de dados: análise de documentos, questionários, entrevistas e observação direta não-participante. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise textual discursiva. Os resultados demonstram contribuições significativas do PNAIC para a prática docente, identificadas no desenvolvimento de saberes disciplinares e curriculares dos professores, bem como na compreensão de conceitos inerentes ao ensino da matemática no Ciclo de Alfabetização, assumidas nas práticas docentes, tais como letramento matemático, o lúdico como estratégia para o ensino na infância e a resolução de problemas. Além disso, mostraram também lacunas que colocam em xeque a efetivação da proposta a longo prazo, como fragilidade no acompanhamento do processo de planejar, o não envolvimento da escola em seu contexto meso e a desconsideração de outras variáveis que interferem diretamente no trabalho do professor. Tais análises permitiram categorizar o modelo de formação do PNAIC, considerando as perspectivas e o enfoque de formação propostos por Sacristán e Gómez (1998), bem como identificar as categorias de contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade docente recomendadas por Nóvoa (2009).
Nome do Autor: Jaqueline de Morais CostaNome do Orientador: Nilcéa Pelandré
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Ensino de Ciência e Tecnologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: COSTA, Jaqueline de Morais. Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa. 2017. Tese de Doutorado (PG em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2017.