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Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): caminhos percorridos pelo programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente

Esta tese visa a responder à seguinte questão: os Programas ofertados pelo Ministério da Educação têm influenciado na prática do professor e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos? Dessa forma, tem por objetivo analisar as opiniões de egressos dos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sobre os resultados e efeitos da formação de professores oferecida pelo Programa no município mineiro de Ponte Nova (MG). Para este trabalho, foram consideradas as formações em Língua Portuguesa e Matemática, bem como as características do Pacto no período de 2012 a 2015. Partiu-se da premissa de que a formação continuada de professores pode provocar mudanças na prática docente que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. A escolha do PNAIC como objeto se deve à abrangência do Programa no cenário nacional, e a pesquisa procurou acompanhar a trajetória da política como forma de compreender as condições de sua implementação no município. A opção por Ponte Nova foi feita em função das experiências profissionais vividas pela autora-pesquisadora nesse local e, especialmente, pelo fato de o município demandar apoio do Ministério da Educação para viabilizar a formação docente. A discussão apresentada no referencial teórico aborda a política nacional de formação de professores, com vistas a contextualizar o tema da pesquisa e situar o seu objeto. Posteriormente, problematiza “Como formar bons professores?”, delineando, a partir dessa indagação, um escopo de características que têm sido interpretadas como importantes e necessárias para processos formativos de qualidade e que auxiliaram na análise dos cursos de formação do PNAIC no presente estudo. Os fundamentos teóricos baseiam-se nas contribuições de António Nóvoa, Bernadete Angelina Gatti, Francisco Imbernón, Marli Eliza Damalzo Afonso André, entre outros. O desenvolvimento da tese, no aspecto metodológico, articulou as abordagens qualitativa e quantitativa, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa de campo, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista individual e em grupo e aplicação de questionário. A interpretação dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo e análise estatística no Programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS®). Pode-se dizer que o PNAIC atingiu os resultados positivos esperados e produziu efeitos diretos e indiretos na prática pedagógica dos professores participantes e no cenário institucional, conforme opiniões dos egressos. No entanto, é válido ressaltar que, em 2016, novos contornos foram dados ao Programa. Esperase que as modificações empreendidas sejam uma resposta aos aspectos apontados como negativos pelos participantes desta pesquisa.

Nome do Autor: Bárbara Lima Giardini
Nome do Orientador: Beatriz de Basto Teixeira
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GIARDINI, Bárbara Lima. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): caminhos percorridos pelo programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente. 2016. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2016.