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Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na Idade Certa

A presente pesquisa possui como pano de fundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um acordo assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Nesse sentido, esta tese dialoga com o campo do Currículo e com seus aportes teóricos mais recentes para problematizar o discurso da idade certa que constitui o PNAIC. Assim, serão articuladas aqui as discussões acerca da política curricular a partir da base teórica pós-estrutural do campo do Currículo, que o entende de forma discursiva, questionando as identidades e os posicionamentos fixos na produção curricular e não o engessando nos moldes culturais e conteudistas (LOPES; MACEDO, 2011; MACEDO, 2015; 2016). Com base em tal perspectiva teórica, traduzo ainda o PNAIC não apenas como programa de formação, mas fundamentalmente como política curricular; defendo que toda e qualquer produção curricular é sempre um processo contínuo de sentidos incompletos e em disputa. Com essa perspectiva, trago para o diálogo com o campo do currículo os campos da alfabetização e da avaliação e suas disputas de concepções que se fazem presentes também no PNAIC. Assim, a partir dos objetos de análise escolhidos nesta pesquisa – documentos orientadores e direcionados à formação dos professores alfabetizadores via Pacto – opero com o entendimento de tradução (DERRIDA, 2005) da política, de maneira a contribuir com a releitura do currículo com base nas contribuições pós-coloniais (BHABHA, 1998), compreendendo-o como enunciação cultural, linguagem, vivência e experimentação. O desejo de questionar o discurso da idade certa e seus desdobramentos – como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) – é movido pelo afastamento que ele possui das defesas que a política em questão faz sobre o processo de alfabetização e ensino da leitura e da escrita. Portanto, a argumentação central da tese é a interpretação do PNAIC como política curricular que se constitui como rede de relações e equivalências; logo, uma rede política não definida em absoluto e movente, que envolve posições de poder sem uma determinação a priori e que é constituída provisoriamente, mas que acaba por produzir uma base curricular nacional para a alfabetização.

Nome do Autor: Bonnie Axer
Nome do Orientador: Elizabeth Fernandes de Macedo
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AXER, Bonnie. Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na Idade Certa. 2018. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.