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O conhecimento declarativo do professor alfabetizador no ensino de geometria

Esta tese, vinculada ao Programa Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, Unesp Bauru/SP, foi concretizada por meio de estudos sobre a formação conceitual em Geometria com professores alfabetizadores. A pergunta norteadora da pesquisa foi: Qual o conhecimento declarativo apresentado por professores alfabetizadores participantes do Programa de Formação Continuada Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC de Matemática em relação aos conceitos geométricos? Para tanto, teve como objetivo investigar quais conceitos geométricos, especialmente no que diz respeito ao conhecimento declarativo, os professores participantes do PNAIC mobilizam ao ensinar Matemática, no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Para isso, apoiamo-nos nos estudos sobre os atributos definidores e os níveis cognitivos do desenvolvimento conceitual, de Klausmeier e Goodwin (1977); sobre as habilidades básicas de Geometria, de Hoffer (1981), e sobre o conhecimento declarativo proposto por Sternberg (2000). A pesquisa tem abordagem de interpretação quanti-qualitativa, cujo percurso metodológico está delineado nas etapas da pesquisa de campo, a qual foi realizada em duas etapas: uma anterior ao estudo do Caderno de Geometria e outra posterior a esse estudo, feito no curso de formação continuada do PNAIC com ênfase em Matemática. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram dois questionários, sendo que um foi aplicado na primeira etapa da pesquisa e o outro, na segunda etapa. Da tabulação dos dados da primeira etapa, foram construídas as categorias de análise, de acordo com os atributos definidores para, a partir dessas, verificar qual o conhecimento declarativo (atributos definidores) e quais habilidades geométricas o professor alfabetizador apresentava depois da formação. De maneira geral, a análise dos questionários mostrou pouco conhecimento declarativo sobre as figuras geométricas, utilização de atributos equivocados para conceituá-las e processos de subgeneralização por parte dos professores que atuam no ciclo de alfabetização. Os resultados de análise também mostraram que o conhecimento declarativo evidenciado pelas repostas dos professores aproxima-se do conhecimento declarativo de alunos da Educação Básica, de acordo com os estudos desenvolvidos no âmbito da Educação Matemática. Em termos de habilidades, foi verificado que a habilidade verbal apresentou-se como elemento dificultador no processo de identificação e nomeação de atributos definidores.

Nome do Autor: Gilmara Aparecida da Silva
Nome do Orientador: Nelson Antonio Pirola
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Grad. em Educação para a Ciência
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Gilmara Aparecida da. O conhecimento declarativo do professor alfabetizador no ensino de geometria. 2018. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Grad. em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2018.