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Entre fios e teias de formação : narrativas de professoras que trabalham com matemática nos anos iniciais – constituição da docência e os desafios da profissão na educação pública estadual paulista frente aos programas de governo no período de 2012 a 2015

Este texto decorre de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, que contou com a participação de nove professoras polivalentes e experientes que ensinam Matemática para os anos iniciais, que atuam na Educação Pública Estadual Paulista, e que, ao longo dos anos de 2012 a 2015, produziram narrativas autobiográficas, escritas e/ou orais, a partir de entrevistas narrativas, considerando os processos formativos vivenciados ao longo de suas histórias de vida, com os olhares voltados, principalmente, para a Matemática, frente à implantação de programas de governo com foco nessa disciplina, nos anos iniciais: Educação Matemática para os Anos Iniciais–EMAI e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa–PNAIC-Matemática. Reconhecendo que o modo de ser e de estar docente relaciona-se com a cultura instituída e experienciada pelos professores, objetivou-se compreender nesta pesquisa, como se dá o processo de constituição da identidade docente de professoras experientes que trabalham com Matemática nos anos iniciais, frente aos programas de governo que impactaram o ensino da Matemática nos anos iniciais na Educação Pública Estadual Paulista no período entre os anos de 2012 a 2015, intitulados EMAI e PNAIC de Matemática, buscando compreender o processo de constituição da identidade docente das professoras colaboradoras ao longo do tempo, levantar indícios de desenvolvimento profissional e dos impactos das políticas públicas educacionais no exercício da docência. Neste movimento, buscou-se responder à questão investigativa, compreendendo como se dá o processo de constituição da identidade docente de professoras experientes, frente aos dois programas, e saber quais impactos foram gerados na prática docente delas, visto que, programas dessa natureza, interferem substancialmente no cotidiano das escolas. Os aportes teóricos que subsidiaram a análise estão embasados nas pesquisas narrativas e autobiográficas, especialmente em: Bolivar, Domingo e Fernandez; Connnelly e Clandinin; Josso; Passeggi, Souza e Vicentini; e no campo da formação de professores em: Mizukami et al.; Tardif; Shulman. A análise das narrativas revela indícios de desenvolvimento profissional das professoras a partir dos programas instituídos, mas sinaliza que, na prática de sala de aula, junto aos alunos, em determinadas situações, frente às suas concepções já fortemente arraigadas historicamente, elas entram em conflito com as orientações teórico-metodológicas propostas, e assumem práticas que poderiam ser consideradas como insubordinação criativa, quando o professor se atreve a criar e ousar na docência com o desejo de promover uma aprendizagem na qual os estudantes atribuem significados ao conhecimento. A análise revela, como apontado nas pesquisas do campo da formação de professores, que ensinar é fazer escolhas em plena interação com os alunos, a começar dos saberes dos professores, das suas concepções, da ética e do compromisso profissional que têm com o exercício da docência. Os estudos também sinalizam o desconforto das professoras frente à precarização profissional sentida no trabalho docente, o que as deixa com receio sobre como será o destino desta categoria no futuro e, algumas vezes, até com um certo mal-estar docente.

Nome do Autor: Luci Fátima Montezuma
Nome do Orientador: Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MONTEZUMA, Luci Fátima. Entre fios e teias de formação : narrativas de professoras que trabalham com matemática nos anos iniciais – constituição da docência e os desafios da profissão na educação pública estadual paulista frente aos programas de governo no período de 2012 a 2015. 2016. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2016.