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A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais

O presente trabalho “A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais” teve como objetivo principal compreender as propostas de formação continuada de professores dos anos iniciais e suas contribuições para a prática docente no que concerne ao ensino de leitura. Compreendemos que as formações continuadas abordam leitura vêm almejando contribuir para que se alcancem avanços e, consequentemente, mudanças no trabalho com leitura com alunos do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, defendemos que se torna importante pesquisar como as formações continuadas estão sendo ofertadas e, sobretudo, quais são suas contribuições para o ensino e a aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver este trabalho, adotamos a pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem do estudo de caso múltiplo, utilizamos como método de análise a triangulação de dados. A coleta dos dados ocorreu através de três fontes: análise de programas institucionais de formação continuada; entrevistas e observação de prática dos professores. Para tanto, realizamos um levantamento sobre estudos que trataram dos temas base da investigação, a saber: formação continuada: Shön, (2000); Nóvoa, (1999), Imbernón (2010) entre outros; leitura: Kleiman (2011), Koch e Elias (2010); Leffa, (1996), dentre outros; também foi importante estudamos os programas: Gestar I (2007); Pró-letramento (2007); PNAIC (2012) que abordam a leitura a partir das relações entre os sujeitos e seus conhecimentos. Os resultados apontam que a formação continuada contribui de forma significativa para o ensino de leitura nos anos iniciais, o que já representa um avanço, porém, verificamos que os professores ainda encontram impasses para abordar os conhecimentos adquiridos nas formações continuadas para desenvolver um aprendizado significativo da leitura, ou seja, os professores, mesmo depois de passar por uma formação inicial (em pedagogia) e por formações continuadas, ainda encontram dificuldades em utilizar os conceitos e orientações para o ensino da leitura em sala de aula.

Nome do Autor: Marta Maria Minervino dos Santos
Nome do Orientador: Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
Instituição: Universidade Federal de Alagoas
Estado:Alagoas
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Marta Maria Minervino dos. A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais. 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2017.