Abec

Abec


     

Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS

Este estudo descreve e analisa as relações entre práticas pedagógicas e o desempenho em leitura e escrita dos alunos do ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de Pelotas, vinculada ao PNAIC. O grupo de sujeitos pesquisados foi composto por estudantes dos anos iniciais do ciclo de alfabetização de três turmas (1º, 2º e 3º anos), com faixa etária entre seis a oito anos de idade. Por meiode um acompanhamento longitudinal, buscou-se verificar a hipótese de que o desempenho da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização está estreitamente relacionado às práticas observadas no cotidiano escolar. Os dados analisados foram coletados junto aos estudantes por meio de produções textuais, testagens psicogenéticas diagnósticas, para avaliar o grau de conceituação da escrita (Ferreiro & Teberosky, 1984); e testes integrantes das Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC), Cuetos (2014). Foram também coletados dados junto às três professoras das turmas, por meio de registros do caderno de planejamento e das observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados de escrita coletados no teste psicogenético evidenciaram que, no 1º ano, as crianças apresentaram pouca evolução em relação à escrita, com apenas duas alunas no nível alfabético ao final do ano; o desempenho no teste de leitura foi compatível com o nível de escrita encontrado, revelando uma inter-relação entre as hipóteses de leitura e escrita e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, as quais privilegiaram o trabalho com letras. Já os dados do 2º e 3 o ano, apresentaram uma evolução significativa nos níveis de escrita, pois os alunos, ao final do ano, encontravam-se alfabéticos. Os dados analisados revelaram ainda que o nome das letras é uma informação importante e foi utilizada por crianças do nível pr é-silábico ao silábico- alfabético. No que diz respeito à leitura, o desempenho dos estudantes revelou preferência pela manutenção do padrão da sílaba canônica na leitura de palavras, o que parece estar relacionado à prática das professoras que enfocavam preponderantemente palavras com estrutura de sílaba canônica, sendo as sílabas complexas apresentadas mais ao final do ano letivo. As práticas pedagógicas de leitura e interpretação observadas, além de escassas, investiram em um trabalho no qual a estratégia de leitura mais recorrente foi a de localização de informação explícita no texto, o que também se refletiu nos resultados da avaliação nos testes de leitura.

Nome do Autor: Tania Tuchtenhagen Clarindo
Nome do Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CLARINDO, Tania Tuchtenhagen. Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS. 2018. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2018.