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Repertório básico motor da escrita: uma proposta para seu estudo.

O estudo se propôs a identificar os aspectos do repertório motor que seriam componentes básicos e indispensáveis da atividade de escrita. Através da análise dos traçados que compõem as letras cursivas maiúsculas, minúsculas e os numerais, a autora sintetiza 16 componentes gráficos, verifica 15 movimentos específicos de peças anatômicas específicas (braço, antebraço, mão e dedos) envolvidos na consecução de cada um desses componentes gráficos, identifica os músculos e ossos responsáveis pela emissão de cada um dos 15 movimentos de escrita e, de posse desses dados, elabora instrumentos para observação e registro dos movimentos do braço, antebraço, mão e dedos na execução dos componentes gráficos. Trinta e uma crianças com idades variando entre 4 anos e um mês e 6 anos e 8 meses foram observadas e fotografadas na execução de uma série de exercícios, através dos quais foram analisados: emissão ou não dos movimentos, reprodução da forma e precisão no traçado dos componentes gráficos das letras e numerais e qualidades desse traçado - força, firmeza e continuidade. Dos resultados a autora tira conclusões sobre a natureza do treinamento e orientação a serem dados a crianças para o desenvolvimento do repertório motor considerado básico para a aquisição da escrita.

Nome do Autor: SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes
Nome do Orientador: Maria Amélia Matos
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Prontidão
Referência:

SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. Repertório básico motor da escrita: uma proposta para seu estudo. Salvador: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 1982. 193p. (Dissertação de Mestrado).