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Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação

O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional:Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade doOeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é oPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de umapolítica pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), quebusca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suaspotencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa deanálise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos eexperiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes àlegislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012.Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuadados professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcancede 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacionalbrasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suasfragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilizaçãode premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referênciaà alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso dastecnologias digitais.

Nome do Autor: Paula Renata Amorin
Nome do Orientador: Helena Faria de Barros
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AMORIN, Paula Renata. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, 2015.