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Concepção de oralidade presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambuco

Esta pesquisa buscou analisar a concepção de oralidade presente no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o processo de formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores desenvolvido em Pernambuco. Especificamente, objetivamos: identificar a concepção de oralidade presente nos cadernos de estudo que fazem parte dos materiais de formação do PNAIC; analisar nos encontros de formação continuada do PNAIC entre o formador e o orientador de estudos se há e como é realizada a abordagem ao eixo da oralidade e analisar nos encontros de formação continuada do PNAIC entre o orientador de estudos e o professor alfabetizador se há e como é realizada a abordagem ao eixo da oralidade. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão tomando por base estudos sobre o ensino da Língua Portuguesa e a oralidade como eixo de ensino, desenvolvidos por pesquisadores como: Bakhtin (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Fávero, Andrade, Aquino (1999; 2011), Leal, Brandão e Lima (2012), Magalhães (2007), Marcuschi (2003; 2005; 2010), Corrêa (2001) e Signiorini (2001); bem como na concepção de formação continuada reflexiva que potencializa os saberes docentes, defendida por Ferreira (2005), Freitas (2007), Ibernón (2009), Chartier (2007), dentre outros. Analisamos os 36 cadernos que compõem os materiais didáticos utilizados na formação do PNAIC, com vistas a identificar a abordagem do ensino da oralidade nesse material e qual a concepção de ensino do oral presente nas discussões encontradas. Foram observados 04 encontros de formação continuada do PNAIC em Pernambuco realizados entre a formadora da universidade e uma turma de orientadoras de estudos em Pernambuco; e 10 encontros de formação entre uma orientadora de estudos e uma turma de professores alfabetizadores do município de Camaragibe-PE. Além disso, as participantes do estudo responderam uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que os cadernos são pautados na concepção sociointeracionista de ensino e contemplam as características gerais do ensino da oralidade, bem como as dimensões desse ensino, apresentando inconsistência apenas no que diz respeito à oralização do texto escrito. No que diz respeito às formações desenvolvidas pelo PNAIC em Pernambuco, entre a formação com as orientadoras de estudos e a formação dos professores alfabetizadores encontramos resultados distintos. Os encontros da formadora aproximaram-se mais das discussões presentes nos cadernos que os encontros da orientadora de estudo, mobilizando em diversos momentos reflexões sobre as características gerais de ensino da língua e reflexões pertinentes sobre as dimensões de ensino da oralidade, aproveitando alguns momentos para refletir sobre a importância do ensino da oralidade de forma sistemática, considerando os gêneros textuais orais essenciais para esse ensino. O que não se observou na formação mediada pela orientadora de estudos. Ressaltamos a necessidade de direcionar mais a atenção para o eixo oral na elaboração dos planejamentos das formações continuadas, buscando refletir sobre a heterogeneidade da língua falada e suas demandas para produção.

Nome do Autor: Júlia Teixeira Souza
Nome do Orientador: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Júlia Teixeira. Concepção de oralidade presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambuco. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2015.