Abec

Abec


     

REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES DOCENTES NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Esta dissertação de mestrado tem como principais objetivos: 1) verificar quais representações de docentes estão sendo produzidas nos Cadernos de Formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; 2) problematizar como tais representações podem contribuir para a constituição das identidades de professores/as alfabetizadores/as. Para levar a cabo esses propósitos, os Cadernos de Formação do ano um (1) e da área de linguagem do Programa, elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério de Educação (MEC), foram tomados como o corpus desta investigação. Partindo do referencial teórico dos Estudos Culturais e tendo como principais conceitos os de Representação e Identidade, este trabalho analisa o modo como a organização dos Cadernos de Formação do PNAIC colabora para a captura do/a seu/sua possível leitor/a e problematiza as representações docentes recorrentes nesses Cadernos. Os resultados da pesquisa apontaram que são recorrentes as representações de docentes como reflexivos, mediadores/potencializadores e responsáveis. Nas análises empreendidas, fica evidente a responsabilização atribuída ao/à professor/a frente aos resultados e aprendizagens de seus/suas alunos/as, pois, através da prática docente reflexiva e da sua mediação nas situações de aprendizagem, procura-se evidenciar que serão garantidos todos os direitos de aprendizagem e, principalmente, a alfabetização dos/as alunos/as até o final do terceiro ano letivo. A alfabetização de todos/as os/as alunos/as até os oito anos de idade constitui-se o principal objetivo da formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como propósito melhor instruir os professores para que este objetivo seja alcançado.

Nome do Autor: Juliana Mottini Klein
Nome do Orientador: Bianca Salazar Guizzo
Instituição: Universidade Luterana do Brasil
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: KLEIN, Juliana Mottini. REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES DOCENTES NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Rio Grande do Sul, 2015.