Abec

Abec


     

A tensão entre as perspectivas sobre a retenção escolar e a instituição da progressão continuada no contexto de prática do PNAIC

O presente estudo teve como objetivo principal analisar a tensão entre as perspectivas sobre a retenção escolar e a instituição da progressão continuada no contexto de prática do PNAIC. Como objetivos específicos buscou-se compreender como a perspectiva sobre a retenção escolar atua na interpretação e aceitação/não-aceitação da progressão continuada, identificar nos elementos de tensão, atitudes de reação e/ou aceitação à progressão continuada dentro do contexto de prática do PNAIC e conhecer a perspectiva dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) a respeito da garantia do direito a aprendizagem. O estudo justificou-se pela importância de se conhecer a perspectiva de professores (as) alfabetizadores (as), de se compreender como estes (as) protagonistas educacionais interpretam a retenção escolar e a instituição da progressão continuada, e como estas interpretações se refletem em suas atuações no contexto de prática do PNAIC. Uma vez que o presente estudo aborda perspectivas sobre a retenção escolar partilhada por professoras alfabetizadoras, se fez necessário conhecer as teorias que buscaram explicar o fenômeno da retenção e fracasso escolar, bem como conhecer a configuração atual do problema.O foco analítico do estudo se deu sobre o contexto de prática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tomando como referência teórica e metodológica à abordagem do ciclo contínuo de políticas, pensada por Stephen Ball e colaboradores. Dessa forma, procurou-se compreender os contextos de influência e produção que originaram os textos políticos que buscaram a garantia do direito à educação e principalmente a garantia do direito à educação de qualidade, assim como as estratégias e programas que almejaram a garantia de qualidade e incidiram mais diretamente sobre o problema da retenção escolar. Visando atender os objetivos propostos, foram adotados três instrumentos para o trabalho de coleta de dados: o questionário fechado, a observação livre e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados por meio dos questionários fechados foram processados do ponto de vista quantitativo através de tratamento estatístico. Os dados qualitativos coletados por meio das observações livres e entrevistas semiestruturadas foram tratados do ponto de vista da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), como também com base na perspectiva de análise do contexto prática, integrante da abordagem do ciclo contínuo de políticas. A partir das análises foi possível perceber que as perspectivas elaboradas por professoras alfabetizadoras a respeito da retenção escolar exercem implicações diretas sobre como interpretam e atuam em relação a progressão continuada, o que gera tensões e até mesmo subterfúgios dentro do contexto de prática do PNAIC.

Nome do Autor: Luciana Dantas Sarmento da Silva
Nome do Orientador: Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Luciana Dantas Sarmento da. A tensão entre as perspectivas sobre a retenção escolar e a instituição da progressão continuada no contexto de prática do PNAIC. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2015.