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Formação continuada de professores: experiências integradoras de políticas educacionais - PNAIC e PROUCA - para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública

A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a Formação Continuada de professores alfabetizadores contribui para reflexão e tomada de atitude para melhoria da prática pedagógica utilizada no ambiente da sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e em contextos digitais, oportunizados pelo Programa Um Computador por aluno – PROUCA para o uso das tecnologias digitais e como vem interferindo no cotidiano de uma escola de ensino público municipal, da cidade de Fagundes Varela-RS. O processo iniciou com a adesão do PROUCA, em 2012, para interações e possibilidades inovadoras. Na sequência, em 2013, a adesão ao PNAIC, seguindo com plano de ação para formação dos professores, objetivando promover a alfabetização dos alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental contando com o suporte tecnológico proveniente do programa PROUCA, nos processos desenvolvidos pela escola de forma crítica e criativa. A abordagem metodológica para a pesquisa foi de cunho qualitativa, baseada em observações, questionário e análise documental. De posse dos dados coletados, utilizou-se a análise textual discursiva. Através da pesquisa realizada, foi possível perceber o comprometimento e a preocupação dos docentes com o ato de ensinar e aprender de maneira reflexiva, inovadora e qualitativa pela inserção das tecnologias digitais e o novo olhar para a aprendizagem de alunos no ciclo de alfabetização. Assim, os resultados demonstraram-se positivos e satisfatórios na opinião dos professores que efetivamente fizeram parte das formações dos Programas Um Computador por aluno – PROUCA e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, considerando os tais programas como instrumentos que auxiliam no desenvolvimento de competências e potencialidades para qualificar o fazer pedagógico no ciclo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alguns teóricos como Imbernón, Tardif, Nóvoa, Gatti e Barreto, Garcia, Jesus, Santos, Soares, Fagundes, Ferreira e Leal e Tfouni subsidiaram as investigações desta pesquisa.

Nome do Autor: Sirlei Tedesco
Nome do Orientador: Marta Luz Sisson de Castro
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TEDESCO, Sirlei. Formação continuada de professores: experiências integradoras de políticas educacionais - PNAIC e PROUCA - para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.